segunda-feira, 29 de março de 2010

Vamos pra cima deles SANTOS!!


Já virou comum observar Dorival Júnior substituir, zagueiros, laterais ou volantes, por mais atacantes. Isso acontece quando o Santos tem, além de uma boa diferença no marcador, a vantagem numérica em campo. Dorival alega que as audaciosas trocas servem como policiamento para os jogadores da linha de frente santista.
“Quando tiro zagueiro e coloco um atacante é para dar mais responsabilidade aos meias, e aos próprios atacantes. Quero que eles se preocupem um pouco mais com a marcação, sabendo que estamos desguarnecidos defensivamente. Quero uma participação maior da linha de frente” argumentou o comandante santista.
A ideia é que os atuais meias e atacantes titulares fortaleçam o senso de cobertura para que o time possa voltar a atuar com o quinteto ofensivo desde o início. A formação arrojada nas semifinais do Campeonato Paulista não está descartada.
A última participação do quinteto, formado por Marquinhos, Ganso, Neymar, Robinho e André, foi na derrota para o Palmeiras por 4 a 3,na Vila Belmiro, dia 14 de março. Desde a saída do camisa 7 nos últimos quatro jogos (Remo, Ituano, Botafogo-SP e Monte Azul), Dorival tem escalado a equipe no sistema 4-4-2.
A maneira mais cauteloso de atuar dá lugar ao arrojo de acordo com as circunstâncias. No duelo contra o Ituano, o lateral Pará, e o volante Arouca deixaram o time para a entrada dos atacantes Zé Eduardo e Maikon Leite, respectivamente. Os dois estiveram em boa parte do segundo tempo em campo, e contribuíram para a goleada por 9 a 1.
Já na goleada de 5 a 0 contra o Monte Azul, os mesmos atacantes foram colocados em campo, nos lugares do zagueiro Durval e novamente de Arouca. Sempre que isso acontece, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso passam a jogar mais recuados, como se fossem volantes.
“Se preenchermos todos os espaços do campo com sabedoria, vai ter lugar para todo mundo no time” alertou Dorival.
Para o treinador santista, a contribuição dos meias na marcação torna viável a utilização do quinteto ofensivo. Caso isso não aconteça, Marquinhos e André vão brigar por uma vaga de titular após o retorno de Robinho.
No próximo duelo da equipe, contra o São Caetano, domingo, no Pacaembu, o novo teste com o quinteto ainda não será possível. Isso porque apesar de poder contar com a volta de Robinho, o meia Paulo Henrique Ganso está suspenso da partida. É provável que o camisa 7 seja o seu substituto. Assim sendo, Marquinhos e André seguiram entre os titulares.

Att:. Marcel Henrique ..Santista do ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário