quarta-feira, 27 de abril de 2011

Messi faz 2 e cala Santiago Bernabéu


  Foram 75 minutos com tensão, poucas jogadas de qualidade e três expulsões. Barcelona e Real Madrid faziam um jogo abaixo do esperado para uma semifinal da Liga dos Campeõenvolvendo dois dos maiores clubes do mundo e arquirrivais na Espanha. Mas Messi salvou o espetáculo. O melhor jogador do mundo fez os dois gols da vitória por 2 a 0 dos catalães em pleno Santiago Bernabéu e construiu importante vantagem.
  Quando Afellay cruzou a bola aos 30min da etapa final, Messi era o único jogador do Barcelona na área e estava cercado por quatro marcadores. O argentino arrancou na hora certa e fez um gol típico de centroavante: desviou a bola com um toque discreto, mas suficiente para superar Casillas.
  Não satisfeito, Messi anotou o segundo bem a seu estilo. Disparou pelo meio, driblou dois marcadores e entrou com a bola dominada na área. Aí ele só teve o trabalho de tocar com o pé direito e tirar a bola de Casillas.
  O resultado faz com que o Barcelona possa perder por até um gol de diferença para se classificar à final da Liga dos Campeões. O duelo de volta será na próxima terça-feira, no Camp Nou. Além disso, o triunfo empata a série de quatro confrontos decisivos que os rivais protagonizam no intervalo de 18 dias: eles empataram por 1 a 1 pelo Espanhol, o Real venceu a final da Copa do Rei por 1 a 0 e agora o Barça fica em boa vantagem na semifinal.
  Essa sequência de jogos torna cada clássico mais equilibrado. As estratégias parecem ficar previsíveis para os rivais. O Real achou uma maneira de dificultar para o meio-campo do Barcelona e suas infiltrações. O Barcelona não dá espaços para Cristiano Ronaldo e marca duro. A diferença é que o time catalão tem Messi.
  A tensão que marcou toda a partida acabou tendo papel decisivo. Pepe foi expulso aos 15min do segundo tempo e deixou o Real com um a menos. A diferença numérica fez o Barcelona se empolgar. E fez Messi resolver. O argentino, eleito o melhor do mundo nos últimos dois anos, brilhou na parte final do jogo e assumiu o papel de protagonista.
  Tamanha rivalidade fez o clássico desta quarta-feira começar dias antes de a bola rolar. José Mourinho provocou Guardiola ao falar sobre a arbitragem do jogo, aumentando, inclusive, a pressão sobre o juiz. O técnico do Barcelona retrucou e disse que só duelaria em campo. Nos bastidores também houve polêmica.
  Segundo o diário AS, o Barcelona insistiu com os organizadores para que o sistema de áudio do Santiago Bernabéu utilizasse também o catalão, considerado o idioma oficial do clube azul-grená. Autoridades de Madri, contudo, recomendaram vetar o catalão para não gerar tensão no estádio da capital espanhola.
  Com a bola rolando, a tensão das duas equipes ficou clara no começo do jogo. O árbitro foi alvo de inúmeras reclamações a cada marcação. A partida ficou truncada principalmente no meio-campo, mas aos poucos os dois times passaram a arriscar mais e errar menos passes.
  O Barcelona foi o mais efetivo. Villa teve a primeira boa chance, chutando cruzando rente à trave. O Real tentou se fechar para conter a rápida troca de passes do rival, mas em um momento de descuido quase pagou caro. Messi deixou Xavi livre na grande área, mas Casillas parou o chute do meio-campista.
  O time merengue mostrou menos força ofensiva e também menos ousadia. Tanto que a melhor chance dos anfitriões no primeiro tempo foi um disparo de Cristiano Ronaldo de fora da área. Valdés rebateu nos pés de Di Maria, impedido. Mesmo assim ele chutou, em cima do goleiro.
  Mas a tensão não diminuiu, nem mesmo fora de campo. Na saída para o intervalo, o goleiro reserva do Barcelona, José Pinto, desentendeu-se com Chendo, ex-jogador e supervisor do Real. Eles trocaram empurrões e o goleiro reserva acabou expulso.
  O nervosismo também foi para dentro do gramado. Quando o Real esboçava mostrar mais força no ataque, Pepe usou a sola da chuteira em uma dividida com Daniel Alves e recebeu o cartão vermelho. José Mourinho ficou revoltado com a decisão do árbitro, reclamou e também foi expulso. Passou a ver o jogo da arquibancada. Ou melhor, passou a ver o passeio de Messi da arquibancada.
(Uol esporte)
Att: Marcel Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário