sexta-feira, 22 de abril de 2011

Caso Adriano



Mal começou a história do atacante com o Timão e já veio uma bomba. A notícia circulou todos os jornais e programas esportivos:


“O atacante Adriano, do Corinthians, sofreu uma grave lesão no tendão de Aquiles nesta terça-feira (19/04), será operado nesta quarta e vai ficar fora dos gramados por até cinco meses.“


O jogador, principal reforço corintiano para a temporada, reclamou de dores durante o treino na tarde desta terça. Foi levado então para passar por exames.
Na nota oficial divulgada pelo Corinthians às 19h45 da terça-feira, consta basicamente que "Adriano sofreu lesão no tendão da perna esquerda durante o treino da tarde de terça" e que "constatou-se a necessidade de cirurgia.

Adriano, que já vinha em processo de recuperação de uma lesão no ombro e buscava perder seis quilos em dez dias para estar em condições de jogo, tinha estréia prevista para 22 de maio, quando começa o Brasileiro para o Corinthians. Porém, com a previsão inicial de recuperação após essa lesão, Adriano passar a ser uma opção apenas para a parte final do segundo turno do Brasileiro. Contando o tempo de recuperação para entrar em forma, ele poderá nem jogar o Nacional.



Como não está inscrito no Paulista, Adriano já seria desfalque mesmo para o mata-mata do Estadual. O contrato de risco entre ele e o Corinthians protegia o clube mais em casos de indisciplina, não problema de saúde.


A cirurgia

Na manhã de quarta-feira (20/04), Adriano passou pela cirurgia no tendão de Aquiles. A operação, feita no Hospital São Luiz, foi considerada um sucesso de acordo com a assessoria de imprensa do Corinthians.

Segundo o médico do clube, Joaquim Grava, que supervisionou o procedimento, a correção foi realizada com êxito.

Em entrevista coletiva para falar sobre a contusão no tendão de Aquiles do atacante, o médico chamou a situação de 'fatalidade'.

"Ele já vinha muito bem, até acima do nosso planejamento, perdendo peso acima do que havia sido pensado, já estava apto para ir ao campo... Infelizmente, aconteceu essa fatalidade. Na hora, ele percebeu a gravidade da lesão", afirmou.

Segundo Grava, Adriano ficará 15 dias com o local imobilizado, depois vai tirar os pontos e começará a fazer fisioterapia a partir da quinta ou sexta semana de reabilitação.

"Ele ficou extremamente abalado", acrescentou o médico.

Grava afirmou que o atacante já estará em condições de jogar em setembro, no segundo turno do Campeonato Brasileiro.


Expectativa

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti, do Corinthians, garantiu que o atacante Adriano volta aos campos ainda neste ano.

"Ele joga esse ano com certeza. Se nenhum imprevisto como esse acontecer, joga sim. Não queremos criar prazo de antecipação, mas vamos trabalhar para ele voltar antes do esperado", afirmou Mazziotti.

O prazo inicial para o retorno de Adriano é de cinco meses.

A confiança de Mazziotti na antecipação do retorno de Adriano aos gramados se deve, em parte, ao fato de essa ser a primeira lesão grave do atleta. É a primeira também no tendão de Aquiles, que, segundo ele, está em ótimas condições.

"Normalmente uma pessoa que não é atleta ficaria de sete a oito semanas com o pé imobilizado, como a cirurgia usou a PRP (plasma rico em plaquetas para acelerar o processo de cicatrização do tendão), com quatro semanas ele já deverá estar apto para realizar atividades leves, como bicicleta e exercícios na piscina", declarou.

Outro ponto positivo a favor da rapidez da recuperação do Imperador, segundo Mazziotti, é a motivação que o jogador apresentou nos dez dias em que treinou no CT do clube, sob sua supervisão.

"Muito se falava do comportamento dele, mas aqui ele cumpriu todos os horários, foi profissional em todos os momentos, respeitou todas as nossas recomendações e por isso não vejo porque não acreditar que nesse momento vai ser diferente com as novas exigências que essa lesão exige", finalizou.


O apoio

Pelo Twiter, o ex-jogador Ronaldo mostrou o seu apoio ao companheiro.

"Adriano força meu irmao.. to junto contigo nessa e tenho certeza que todo mundo q gosta de vc tb vai estar...", escreveu Ronaldo em seu Twitter.

No site do clube, foi dedicado um espaço para que os torcedores possam enviar mensagens de incentivo para o atacante.

Vamos torcer também, né????


Adriano recebe alta

O atacante recebeu alta na manhã desta quinta-feira (21/04). Agora, o jogador segue para o Rio para um período de descanso e se reapresenta ao Corinthians no dia 2 de maio para iniciar sua recuperação.




Adriano recebe alta e deixa hospital de cadeira de rodas, com o pé imobilizado
O jogador ficou internado um dia e foi submetido a uma rápida cirurgia pelo médico do clube, Joaquim Grava, que durou cerca de 30 minutos.

Adriano deve retornar aos treinos dentro de três meses. A volta aos campos, segundo o clube, está prevista para setembro.


Preocupação....

No último domingo, Adriano afirmou que já havia emagrecido dois quilos em sua primeira semana de treinamentos.

Segundo o departamento médico do clube alvinegro, o atacante ainda tem de perder mais quatro quilos para atingir a forma física ideal para poder estrear na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, dia 22 de maio, contra o Grêmio, no Olímpico.

Para Joaquim Grava, médico do Corinthians, o grande desafio do atacante Adriano é conseguir controlar o peso.

"A maior preocupação dele nesse período é não engordar. Ele vai seguir a mesma dieta que já vinha seguindo, e a nossa idéia é que ele ao menos não recupere o peso que já tinha perdido, uns três quilos", afirmou Grava.

Também foi rechaçada a possibilidade de que o excesso de peso de Adriano tenha sido a causa da lesão.

Quando o Imperador começou os treinos para recuperar o condicionamento físico, a avaliação era que ele estaria 6 kg acima do peso.

De acordo com Grava, o que aconteceu "foi uma fatalidade". Ele salientou que esse tipo de lesão ocorre costumeiramente de forma indireta, sem que haja pancada. O médico declarou que Adriano vive uma época "de azar", citando também a lesão recente no ombro, algo pouco comum no futebol.

Na primeira semana pós-cirurgia, o cuidado será maior na parte psicológica. Depois disso, Adriano tem que tomar até mais cuidado com a sua alimentação.

"Ele está ciente da reeducação alimentar para que não tenda a aumentar o peso e não sofra depois. Tudo isso passa pelo plano de recuperação", afirmou Mazziotti, que garantiu que Adriano vestirá a camisa do time alvinegro ainda neste ano.



Que começo, hein?!
Agora é torcer para se recuperar rápido e manter o peso, né? A gente já conhece essa história....

Força Imperador!!!


Att.: Renatinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário