Muito em função de Maicon, a Inter de Milão é de novo a líder do Campeonato Italiano. Em um clássico muito acirrado com a Juventus, disputado nesta sexta-feira no Estádio Giuseppe Meazza, a equipe da casa venceu por 2 a 0, com um golaço do lateral direito já na parte final da partida, e superou provisoriamente a Roma na classificação.
O gol que comandou a vitória dramática e derrubou o sistema defensivo dos visitantes veio aos 30min do segundo tempo. Após cobrança de escanteio, a bola foi desviada e sobrou para Maicon na entrada da área. O jogador dominou no peito, deu um chapéu sobre Amauri e ainda ajeitou com a coxa antes de encaixar um grande chute de perna direita, no ângulo direito do goleiro Buffon.
O lance improvisado e surpreendente do brasileiro foi fundamental para recolocar a Inter na liderança do Campeonato Italiano. Com 70 pontos ganhos, o time agora torce por um tropeço da Roma, que soma 68, no confronto com a Lazio, marcado para as 15h45 (de Brasília) deste domingo.
Já nos acréscimos, aos 47min, um contra-ataque serviu para confirmar o êxito dos mandantes. Dentro da grande área, Muntari chutou cruzado e a bola sobrou para Eto'o, que, livre, completou para as redes.
Para aumentar ainda mais a festa do time de Milão, que na próxima terça-feira recebe o Barcelona pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa, o resultado ainda deixa a rival em situação delicadíssima.
Faltando apenas quatro rodadas para o fim do Italiano, a Juventus é a sexta colocada com 51 pontos, a três de Palermo e Sampdoria, que também disputam uma vaga no torneio europeu. No domingo, esses times ainda encaram respectivamente Cagliari e Milan, podendo abrir vantagem.
Os dias anteriores ao encontro desta sexta foram bastante polêmicos, visto que Luciano Moggi, diretor da Juventus na época do escândalo de manipulação de resultados que abalou as edições de 2004/05 e 2005/06 do Campeonato Italiano, tem divulgado à Justiça gravações telefônicas que poderiam incriminar também a Inter.
Devido à polêmica, a Juventus perdeu os títulos dessas duas competições, sendo que o último foi ganho no "tapetão" exatamente pela Inter, considerada até então inocente nessa negociação ilícita com os árbitros.
O jogo
O início da partida desta sexta-feira acompanhou os bastidores e também se mostrou muito quente. Já aos 21min quatro jogadores haviam recebido um cartão amarelo. Um deles, o volante Sissoko, acabaria expulso 16 minutos depois quando cometeu outra falta.
Por causa disso, o técnico Alberto Zaccheroni resolveu sacrificar Del Piero para a entrada de um jogador da posição do malinês, o dinamarquês Poulsen. Até aquele momento, aliás, o meia italiano era um dos destaques do encontro, tendo obrigado o brasileiro Júlio César a praticar uma boa defesa logo aos 2min, em um chute da entrada da área.
Com um homem a mais em campo, José Mourinho resolveu deixar a Inter, que já havia entrado em campo com os atacantes Diego Milito, Eto'o e Pandev, ainda mais ofensiva. Desse modo, colocou o meia sérvio Stankovic no lugar do volante brasileiro Thiago Motta.
Mesmo assim, a Inter não conseguiu criar muitas oportunidades. Até dominou o jogo, porém suas melhores chances vieram somente em escanteios: aos 24min, por exemplo, um desvio no meio do caminho deixou Milito livre na pequena área e o atacante cabeceou para fora, raspando a trave direita do goleiro Buffon.
Doze minutos antes, o vice-artilheiro do Campeonato Italiano já havia concluído para fora grande jogada do brasileiro Maicon pela ponta direita.
Quando a torcida em Milão já estava bastante impaciente, a pressão da Inter deu resultado, e o golaço de Maicon após exatamente um escanteio passou a exigir que a Roma vença a Lazio para voltar à ponta do Campeonato Italiano.
Depois do primeiro gol, a Juventus mal ameaçou e até poderia ter levado de imediato o segundo, porém uma cobrança de falta de Balotelli aos 35min parou no travessão.
Passaram-se mais doze minutos, e já nos acréscimos a Inter aumentou a vantagem no contra-ataque com Eto'o, confirmando a quarta derrota seguida da equipe de Turim quanto atua fora de casa pela liga nacional. Em fase ruim, os comandados de Zaccheroni somaram apenas sete pontos nas últimas nove apresentações, ficando longe da Liga dos Campeões.
Na prática, a Juventus pode deixar até a zona de classificação à Liga Europa, caindo para o sétimo lugar da tabela. Isso acontecerá se o Napoli triunfar na visita ao Bari, às 10h (de Brasília) deste domingo, no complemento da 34ª rodada.
abraços
att Kini Olsen
Nenhum comentário:
Postar um comentário