terça-feira, 20 de abril de 2010

Cadê O Messi ??


Lionel Messi foi um mero coadjuvante de um argentino muito menos badalado para a ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Em Milão nesta quarta-feira, o atacante Diego Milito comandou a Inter à vitória por 3 a 1 de virada sobre o forte Barcelona, dando duas assistências, marcando um gol e complicando o time de Josep Guardiola para o duelo de volta, na Catalunha.

Com participação crucial nos três gols da Inter, Milito anotou o terceiro do triunfo do time milanês - antes, ele havia dado assistências para o holandês Wesley Sneijder fazer o primeiro dos anfitriões e para o lateral brasileiro Maicon virar. O atacante Pedro fez o primeiro do jogo para o Barcelona.

Diferentemente da truncada partida de setembro do ano passado, no empate sem gols na abertura do Grupo F, a Inter não se limitou a ficar recuada e explorar os contragolpes. Os espanhóis, que haviam feito uma cansativa viagem de ônibus da Catalunha até Milão, mostravam problemas para vencer a eficiente marcação italiana na saída de bola.

Foi assim que a Inter criou a primeira boa oportunidade da semifinal da Liga dos Campeões. Aos 17min, o atacante camaronês Samuel Eto'o recebeu na meia-lua e bateu colocado. A finalização do africano, mesmo sem força, exigiu uma bela defesa do goleiro Victor Valdes.

Os atuais campeões europeus, porém, levaram 19 minutos para furar o bloqueio anfitrião. Em um duelo de laterais brasileiros, o canhoto Maxwell levou a melhor sobre o destro Maicon e avançou pela esquerda do ataque do Barcelona e cruzou rasteiro. A bola cruzou a grande área até ser chutada de canhota pelo atacante Pedro, tirando de Júlio César e abrindo o marcador no Giuseppe Meazza.

Ainda que tivesse Messi controlado em uma forte marcação, o Barcelona passou a ter a posse de bola no campo ofensivo e a levar mais perigo ao gol de Júlio César. Mas uma desatenção da defesa catalã aos 29min custou a vantagem no placar: Eto'o disparou pela direita e tocou na área para Diego Milito, que imediatamente foi cercado por três marcadores. Excessivamente cautelosa com o artilheiro argentino, a zaga do Barcelona deixou o meia Sneijder livre para bater e empatar o confronto.

A Inter terminou o primeiro tempo mais forte no ataque e começou a segunda etapa da mesma maneira e virou o marcador com apenas 3min: Milito avançou pela ponta direita e na área para Maicon, que deixou a lateral para dominar na entrada da pequena área e tocar por cima de Valdes.

Além de sofrer a virada, minutos depois o Barcelona viu o zagueiro Carles Puyol receber o cartão amarelo e se tornar desfalque para o confronto de volta. Os espanhóis, porém, não se deixaram abater e partiram para o ataque, mas esbarraram em um inspirado Júlio César, que executou boas defesas quando exigido.

Milito ainda teve tempo para anotar seu gol aos 16min. Após cruzamento de Maicon, Sneijder escorou e deixou para o argentino, em condição irregular, cabecear para as redes e dificultar a situação do Barcelona, que tinha Messi anulado pelo brasileiro Thiago Motta.

Logo após sofrer o terceiro gol, o técnico Guardiola sacou o apagado Ibrahimovic para a entrada do lateral francês Eric Abidal. A mudança não resultou: o time azul-grená continuou apagado e viu Milito sair de campo ovacionado.

Antes do apito final, outro brasileiro teve importante participação: o zagueiro Lúcio salvou em cima da linha um chute de Gerard Piqué, que já havia tirado do goleiro Júlio César. O placar de 3 a 1 representou o fim de uma invencibilidade de 15 jogos do time de Guardiola, que não perdia desde 14 de fevereiro, quando caiu por 2 a 1 diante do Atlético de Madrid.

Barcelona e Inter disputarão o jogo de volta em 28 de abril, no Estádio Camp Nou, onde o clube italiano poderá perder por até um gol de diferença. Antes, nesta quarta-feira, Bayern de Munique e Lyon se enfrentam na Allianz Arena, na Alemanha, pelo primeiro confronto da outra semifinal. A decisão da Liga dos Campeões será jogada em 22 de maio, um sábado, no estádio madrileno Santiago Bernabéu.


Abraços

Att Kini Olsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário