domingo, 27 de junho de 2010

Toda História entre Brasil e Chile....

Farsa de goleiro é ponto negativo

Mas foi em 1989 um dos confrontos mais lembrados entre as duas equipes. A partida era válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1990. E o Brasil não podia perder, caso contrário estaria fora do Mundial. Quando o placar estava 1 a 0 para a seleção brasileira, o goleiro Rojas caiu no gramado do Maracanã, sangrando. Justamente no momento em que um rojão foi atirado dentro do campo – a autora foi Rosenery Mello, apelidada de Fogueteira e que mais tarde posaria nua. Por fim, ficou comprovado que tudo não passou de uma farsa de Rojas. O goleiro, que mais tarde jogaria e seria técnico do São Paulo, se cortou com uma navalha.

Na ocasião, aliás, os chilenos abandonaram o campo alegando falta de segurança. Só que a Fifa analisou o caso, deu vitória de 2 a 0 para o Brasil e proibiu o Chile de disputar as eliminatórias para o Mundial de 1994, nos Estados Unidos, do qual a seleção brasileira foi campeã.

Hoje, a seleção brasileira sustenta invencibilidade de quase 10 anos contra o rival sul-americano. A última vitória chilena foi em agosto de 2000, pelas eliminatórias da Copa de 2002. Estay, Zamorano e Salas anotaram os gols do triunfo por 3 a 0, em Santiago. Desde então são oito vitórias do Brasil e um empate.
Em toda a história de Brasil x Chile, os brasileiros anotaram 152 gols e sofreram 55. O melhor resultado conquistado pelo time verde e amarelo foi um 7 a 0, em 1959, no Maracanã. E o placar mais elástico atingido pelos chilenos foi um 4 a 0 na Copa América de 1987, em Córdoba, na Argentina.
Att.
Ale Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário