segunda-feira, 14 de junho de 2010

Com gol contra incrível, Holanda vence Dinamarca na estreia


Uma das favoritas desta Copa do Mundo da África do Sul, a Holanda estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre a Dinamarca, no primeiro jogo do Grupo E. A exibição da nova "Laranja Mecânica" não foi espetacular, mas foi eficiente e a vitória saiu com autoridade. O jogo mostrou pontos que o Brasil pode se aproveitar, e alguns cuidados que deve tomar, em um possível confronto no futuro.
O ponto forte da seleção holandesa é o toque preciso, que faz sempre a bola girar de um lado para outro do campo. Mas o mapa da mina é a defesa. Com um time ofensivo, o sistema defensivo fica fraco e mostrou muitos espaços e deficiência na marcação. Outro problema foi a dificuldade que o time teve de furar a defesa fechada do adversário. Já a Dinamarca não teve muita coisa e não deve ir longe, vai brigar pela segunda fase do grupo com Camarões e Japão.
O início de jogo, com um chute para cada lado em três minutos, enganou a todos. Apesar de muito esperado, o duelo entre os dois europeus foi para lá de morno no primeiro tempo, com poucas chances claras de gol. A superioridade técnica fez com que a Holanda tivesse o domínio de campo enquanto a Dinamarca se fechou atrás para sair em velocidade.
Apesar dos 60% de posse de bola e do bonito, e rápido, toque de bola, a Holanda não foi objetiva para sair da forte marcação adversária. Tanto que a maioria das finalizações foram de fora da área, e somente aos 41 minutos de jogo os holandeses tiveram uma grande chance, mas Van Persie chutou para fora. A habilidade de Robben, que ficou no banco por causa de lesão na coxa esquerda, fez falta.
Ciente de suas limitações, a Dinamarca optou por tentar segurar o forte ataque holandês e não apenas conseguiu como foi mais perigosa. Na escalação, uma surpresa. A estrela do time, Bendtner, que fora praticamente vetado da estreia, acabou indo para o sacrifício e moestrou o quanto é importante.
O atacante do Arsenal teve a melhor chance de abrir o placar no primeiro tempo, com uma cabeçada que passou rente à trave, aos 26 minutos, e fez boa jogada para Kahlenberg chutar e o goleiro Stekelenburg fazer boa defesa. Para quem considerava o empate um bom resultado, o primeiro tempo foi animador.
Logo no primeiro minuto após a volta do intervalo, o lance que mudou a história do jogo. Ao contrário da falta de objetividade do primeiro tempo, a Holanda voltou com tudo e finalmente conseguiu abrir o placar. Só que com uma grande ajuda da Dinamarca. Após cruzamento de Van Persie, Simon Poulsen deu uma cabeçada bizarra para trás e fez um gol contra, o primeiro da Copa do Mundo.
Com a vantagem no placar, a Holanda se soltou um pouco mais e a Dinamarca teve que sair mais para o ataque e deu mais espaço. Os toques e as viradas de jogo dos holandeses continuaram, só que o time laranja passou a jogar mais pelos lados do campo, criando algumas chances de ampliar, principalmente após a entrada de Elia, que incendiou o ataque holandês.
A Dinamarca parecia não ter forças para buscar o empate. E piorou após a saída de Bendtner, ainda sentindo o problema na virilha que quase o deixou fora da estreia. Assim, a Holanda foi criando chances até que chegou ao segundo gol, com Kuyt, aos 39 minutos. O atacante aproveitou o rebote após boa jogada de Senijder para Elia, que chutou na saída do goleiro, e a bola bateu na trave.
A Holanda volta a campo no dia 19 para enfrentar o Japão, em Durban. Já a Dinamarca vai buscar a recuperação contra Cmarões, no mesmo dia, em Pretória.
Fonte: lancenet.com.br
Abraços!
Rafael "Cafú" Vitorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário