segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lesões no Futebol Brasileiro.

Pesquisas realizadas no Brasil mostra os principais motivos de lesões principalmente no joelho no futebol brasileiro.
Os aspectos mais relavantes encontrados na pesquisas são:
  • O gramado dos estádios.
  • Tipo de chuteira.
  • Desequilíbrio e fadiga muscular.
  • Falta de exames periódicos e acompanhamento medico.

Os gramados dos estádios brasileiros melhoraram muito, para o atleta profissional isto ainda lembrando que temos muito a melhorar e lembrando que em 2014 seremos sede do maior evento de futebol do planeta a Copa do Mundo.Porem quando falamos em estádios e situações de gramados dos campos das categorias de base, sabemos que pouco se importa partindo de um principio de esforço e desgaste enorme do atleta que pratica as atividades nestas condições com muitos buracos sem grama pouco se absolve o impacto do próprio peso do atleta o que conclui que já pode haver uma pre-disposição no futuro de uma lesão que neste caso estamos falando o joelho. Pois o atleta pode chegar ao profisional e seus joelhos pode já estar "sobrecarregado".
A chuteira de hoje  sabemos  de diversos tipos e cores diversas, mais o que pode ocasionar uma lesão é o tipo de cravo da chuteira.
Antigamente os gravos mais comuns era os redondos.
O cravo redondo proporciona uma maior rotação dos membros inferiores não limitando o movimento do jogador.Indiferente seja o gramado alto ou baixo.
A chuteira de cravos "diversos"

Esta chuteira acima ele pode ate proporcionar uma fixação melhor, porem quando houver a necessidade de troca de sentido ,rotação do jogador a mesma pode bloquear o movimento e quem acaba sofrendo com essa limitação normalmente é o joelho.

O desequilíbrio muscular ocorre quando um jogador utiliza muito a musculatura, seja ela anterior ou posterior da coxa e ambas não estão preparadas para aguentar os impactos de inúmeros chutes, causando também uma fadiga acumulada que é outro fator que no decorrer do tempo leva a lesões.
Por isso é muito importante todos os amantes do futebol saber bem onde pisa, o que usa, e ter sempre um acompanhamento medico para evitar lesões. Pois se isto ocorre com os profissionais da bola imagina nos que gostamos de praticar aquela bolinha de fim de semana. Pense nisso!!.


Nascer viver e no Santos morrer...



Att: Evandro Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário