Não venho hoje falar sobre a derrota do Brasil para a Holanda, derrota essa normal no meu ponto de vista, até porque o Brasil não tem uma grande seleção e a equipe holandesa vem bem há muito tempo!
Quero comentar hoje sobre algo que há muito tempo me incomoda e creio incomodar mais algumas pessoas, patriotismo! Acompanhando essa Copa e reparando nas transmissões e no comportamento dos brasileiros mais próximos do meu dia a dia, pude perceber algo que nunca tinha visto tão forte e nítido nos olhos da maioria das pessoas, um brilho diferente em cada olhar, o sentimento patriota voltou a tomar conta dos brasileiros após quatro anos, porém desta vez parecia mais forte, mais vivo e presente em todos, em comparação com a Copa de 2006.
Fiquei maravilhado em ver as pessoas no vale do Anhagabau na capital de São Paulo, milhares de brasileiros com os rostos pintados de verde e amarelo, unidos e abraçados em busca de um só objetivo como se estivéssemos indo para uma guerra enfrentar a batalha mais difícil do século, e tinham nos lábios um sorriso forte e encantador e nas mãos bandeiras gigantes do Brasil, todos contentes com o momento e talvez por provavelmente nesse pequeno intervalo terem esquecido ou ao menos deixado de lado seus problemas pessoais e todos os problemas sociais e econômicos do nosso pais.
Eu sinceramente gostaria de ver tamanha união, patriotismo e demonstração de força de um povo tão alegre e cheio de virtudes e talentos como o nosso de uma maneira mais presente, ou seja, todos os dias em todas as áreas em que nós brasileiros atuamos, nosso duro e suado dia a dia estaria mais tranqüilo. Acredito piamente que o Brasil seria um país mais forte e encorpado se entre seu próprio povo houvesse mais patriotismo!!!
Falo isso pelos dias atuais, pois escuto cada vez mais dos brasileiros que o Brasil não presta e assim que puderem vão embora para um país mais desenvolvido, mas de que adianta simplesmente ir embora de mala e cuia para um país de primeiro mundo e super desenvolvido, se esta pessoa que irá chegar nesse novo mundo não conseguiu nem mesmo desenvolver sua própria mentalidade e lutar por seu povo, por sua terra!
Estou utilizando o futebol para fazer essa louca analogia, pois vejo o povo brasileiro se unindo apenas nesses raros momentos para buscar um objetivo em comum, acredito que por sermos um país que nunca passou por muitas guerras principalmente guerras internacionais, nos apegamos a uma das maiores paixões do brasileiro, o futebol, e não sabemos exatamente o que é lutar em conjunto pela sobrevivência do seu povo. E é na Copa do mundo onde isso acontecesse, onde somos nós contra o resto do mundo e nesse momento precisamos nos unir, não que eu pense ou esteja insinuando que precisamos guerrear com alguém ou algo do tipo, mas penso que devemos colocar a mão na consciência e perceber que o Brasil precisa ser unido para prosperar e que são as pessoas que fazem o país e não o país que leva as pessoas a algum lugar!
Me dói e dói de verdade quando após uma derrota em um jogo de futebol, brasileiros falem que devemos queimar nossa camisa amarela, ou passam a torcer pela Argentina ou um país qualquer apenas por raiva ou falta de patriotismo e essas mesmas pessoas morrem pelos clubes de futebol dos quais são torcedores, mas falam bravamente que abandonam o futebol do seu país por qualquer derrota, país esse que é o maior vencedor de todos no mundo futebolístico e que criou muitos dos maiores gênios da história nesse maravilhoso esporte.
Precisamos tentar viver mais unidos e lutar por nosso país onde quer que seja, mesmo que as vezes falhemos como falhamos e muito no futebol, mas não é porque perdemos no futebol que vamos esquecer que somos brasileiros e jogar a camisa no chão!!!
VAMOS BRASIL!!!
Rafael “Cafú” Vitorino
Nenhum comentário:
Postar um comentário