sábado, 24 de julho de 2010

Mano Menezes: do Guarani (RS) à Seleção


Treinador tem histórico de 'difíceis missões' desde o Grêmio em 2005 até o rebaixado Timão, em 2007


Nenhum cidadão de Passo de Sobrado, cidade do interior do Rio Grande do Sul, imaginou que alguém nascido no município teria a responsabilidade que caiu nas mãos de Luis Antônio Venker de Menezes neste sábado: ser o técnico da Seleção Brasileira que estará na Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.
Nascido em 11 de julho de 1962, o novo comandante do Brasil nunca teve muita habilidade como jogador. Nos três times que passou, o Rosário o Guarani e o Fluminense, todos pequenos clubes gaúchos, só carregou o orgulho de um título amador, conquistado no Guarani (RS). A primeira grande responsabilidade só veio em 1986, quando paralelamente à carreira de jogador, iniciou o curso de Educação Física no Sesi do Rio Grande do Sul.
A carreira de treinador também começou no modesto Guarani (RS). Comandando as categorias de base do clube, Mano Menezes saiu rapidamente para trabalhar com os garotos do Caxias (RS) e depois no Internacional de Porto Alegre. Mas como havia sido desde o início da carreira, foi novamente no Guarani que o técnico teve a sua primeira grande emoção no futebol: o título gaúcho de 2002.


Daí em diante, seu nome passou a ser respeitado no Rio Grande do Sul. Treinou o Iraty e o Brasil de Pelotas, e voltou a trabalhar no Guarani por alguns meses. Mas foi no XV de Novembro que Mano Menezes ultrapassou as fronteiras gaúchas para ganhar notoriedade nacional. Na Copa do Brasil de 2004, o treinador conquistou a incrível 3ª posição, superando times como Palmeiras, Goiás e Fluminense.
Grêmio e a Batalha dos Aflitos
Em 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio com a missão de recolocar o clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, o treinador foi além disso. Em dois anos pelo Tricolor Gaúcho, fez história com o título da Série B daquele ano, que ficou marcado pelo jogo contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, em Recife.
O Grêmio precisava vencer o jogo contra o Timbu para se campeão da Segundona, mas o jogo caminhou negativamente para o Tricolor. E aos 35 minutos de segundo tempo o juiz sepultou qualquer esperança gremista ao marcar pênalti para o time da casa. Com quatro jogadores a menos em campo, Mano, jogadores e torcida viram o goleiro Galatto defender a cobrança e, logo em seguida, o meia Anderson marcar o gol da vitória do Grêmio, em um dos jogos mais impressionantes da história do futebol brasileiro.
A boa campanha foi mantida em 2006, quando Mano terminou o Brasileirão em terceiro lugar, garantindo uma vaga na Taça Libertadores da América do ano seguinte, onde chegou à final diante do poderoso Boca Juniors (ARG). No entanto, o treinador não teve êxito e sucumbiu diante do time argentino.
Mano Menezes deixou o Grêmio no final de 2007 para assumir o comando do Corinthians, que também tinha caído para a Série B do Brasileirão. No total, Mano treinou o Tricolor em 169 jogos, obteve 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, com um aproveitamento de 59,56%. Foram 302 pontos conquistados de um total de 507.
Corinthians - 'O maior projeto do futebol brasileiro'
Depois do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Corinthians contratou Mano Menezes no final de 2007 para apagar o capítulo mais triste da História do clube. Logo no primeiro ano, vários jogadores foram contratados, iniciando uma nova era no clube, que até então vinha de vários problemas dentro de fora de campo.
Em sua apresentação, Mano afirmou que só havia aceitado a missão de comandar o Timão naquele momento porque acreditava ser 'o maior projeto do futebol brasileiro'.
O início, porém, não foi muito positivo. No Campeonato Paulista daquele ano, o Corinthians foi eliminado na última rodada da primeira fase, ao perder para o Noroeste. Porém, o time foi acolhido pela torcida alvinegra, que lotando o Pacaembu em todos os jogos da Segundona e da Copa do Brasil levaram a equipe ao título da Série B e ao vice da Copa do Brasil, depois de perder a final para o Sport.
Em 2009, o Timão contratou Ronaldo Fenômeno para buscar o título da Copa do Brasil e a tão sonhada vaga na Libertadores. Mas o Corinthians de Mano Menezes foi além. Jogando um futebol bonito, o clube conquistou o Paulistão de forma invicta, depois de jogos épicos contra São Paulo, no Pacaembu e Santos, na Vila Belmiro, e motivou uma nova canção entoada das arquibancadas: "ôô, o Coringão voltou!".
Mas o Corinthians só iria voltar ao topo do cenário brasileiro em julho de 2009, quando conquistou a Copa do Brasil sobre o Internacional, no Beira-Rio.
Em 2010, ano do centenário do clube, todos apostavam que o Corinthians conquistaria o título da Libertadores. Mas não deu. O Timão sucumbiu diante do Flamengo, no Pacaembu, mas viu a fiel torcida, que em outras eliminações até ameaçou invadir o gramado, aplaudir o time.
Mano Menezes deixa o Corinthians com 102 vitórias, 49 empates e 33 derrotas em 184 jogos, em um aproveitamento de 64,4%, para o que é talvez, a maior missão de sua vida: ser técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Lancenet.com
Infelizmente, o Mano aceitou o convite da CBF, na minha opinião erroneamente, mas se for pensar como um treinador é o grande trunfo de qualquer um!
Nessa bagunça toda que foi a escolha, gostei ainda mais do Muricy Ramalho o cara foi "macho" ouviu, não comprou a idéia e não se vislumbrou com a oportunidade e nem com Ricardo Teixeira que teve uma atitude de gente ignorante e que não tem um pingo de humildade! Mais uma vez parabéns Muricy Ramalho, gostaria de -lo um dia no Corinthians!
Mano espero que você não me desaponte, limpe a escória da seleção brasileira Kaká, Julio César, Robinho e cia devem ficar no limbo que é o lugar deles!
Abçs
DMazzaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário