terça-feira, 13 de julho de 2010

O logo da Copa de 2014


*Desenho de Gustavo Duarte (Lance e Blog do Birner)

   Na primeira vez que vi o logo da Copa de 2014, pensei que fosse alguma propaganda da Copa, mas nada oficial, quando soube que o desenho que vi era o OFICIAL da Copa no Brasil, fiquei pasmo. Com tanta gente criativa no país, o desenho acabou parecendo ter saído de uma sala da primeira série.
   O desenho foi criado por uma agência e escolhida entre outras por "ilustres" brasileiros como Gisele Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Paulo Coelho, Hans Donner e Oscar Niemeyer, além do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, e do secretário da Fifa, Jérome Valcke. Ou seja ninguém que seja um especialista do ramo. Com todo respeito aos "notáveis" ou eles tinham opções piores do que a escolhida ou realmente não entendem NADA do que estavam opinando.
    O desenho é uma mistura de 3 mãos cobrindo a taça ou a bola, sei lá, o pior é que como muitos já pensam, essas mãos podem representar muitas pessoas metendo a mão na Copa ou no que vem agregado com ela (entendam como quiser esta parte amigos)
    Já ouvi gente dizendo que ela é uma homenagem ao Chico Xavier, e que sua imagem lembra o do espírita psicografando, e se vc olhar bem detalhadamente, até que a imagem lembra mesmo o Chico .
    Outro fato que me chama a atenção, e novamente negativamente, se o símbolo tem que representar o país, e suas cores, o que faz o vermelho do 2014 no desenho ? Seria para ilustrar a VIOLÊNCIA que a cada dia cresce ?
    Ou mais, seria o logo alguém escondendo o rosto envergonhado por algo que já acontece ou que pode acontecer no Brasil ainda, tais como:
A perda do segundo título disputado em terras brasileiras ?
Pelo desvio de dinheiro  durante a preparação para o Mundial ?
Por não ter conseguido terminar as obras a tempo ?
A CBF continuar fazendo asneiras nos seus campeonatos ?
   Difícil dizer, mas que achei decepcionante o desenho escolhido , isso eu posso dizer, com o passar dos dias até poderei me acostumar com ele e quem sabe até achar ele "maio ou menos" mas com certeza sempre direi que poderíamos ter sidos mais criativos.

Abraço!
Ðan Castanho

Um comentário:

  1. Agora que acabou a Copa dos Bafana-bafana!... Começa a copa dos Afana- Afana, olha o logo, bem sugestivo não? Vamos literalmente meter a mão na Copa, típico do brasileiro! Ou para os mais pessimistas, vamos colocar a mão na cara de vergonha e chorar por ser a única das grandes seleções que pela segunda vez conseguiu perder o título em casa, ainda mais se apostarem em Kaká, Robinho e cia!... quem inventou esse logo é um “gênio” do marketing! kkkk

    ResponderExcluir