quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Juntos, Neymar e Lucas dão 60% dos dribles e devolvem alegria à Seleção


  A Seleção Brasileira comandada por Mano Menezes não andava empolgando o público em geral. Derrotas em grandes partidas, futebol burocrático e falta de padrão de jogo estavam entre as críticas. A reviravolta neste sentimento veio com uma atuação empolgante da dupla Lucas e Neymar, os dois xodós do futebol nacional. Na vitória por 2 a 0 contra a Argentina, na última quarta-feira em Belém, os dois jovens fizeram os gols da vitória que garantiu o título do Superclássico das Américas e comandaram o show com 60% dos dribles da equipe verde e amarela. 
  Das 22 fintas do Brasil no jogo, nada menos do que 13 foram aplicadas pelos dois jovens craques - foram seis do são-paulino e sete do santista, enquanto Ronaldinho (três), Danilo (dois), Bruno Cortês (dois), Diego Souza (um) e Réver (um) se encarregaram das outras nove. Além disso, Neymar e Lucas efetuaram todas as finalizações certas do Brasil no confronto - foram três, ao todo. 
  Mais objetivo do que o amigo, o são-paulino saiu consagrado. Com um gol iniciado em uma arrancada aos 9min da etapa complementar, o meia-atacante deu outra cara à Seleção de Mano e, com sua velocidade e individualismo habitual, bagunçou a defesa argentina. Como no lance do primeiro gol, quando correu desde o meio de campo para alcançar lançamento de Danilo e tocar na saída do goleiro Órion, apesar de Neymar estar livre na grande área. "Ele desempenhou muito bem o que queríamos", avaliou Mano Menezes. 
  O atacante do Santos, por sua vez, humilhou os argentinos, especialmente no segundo tempo. Abusando dos dribles e das firulas - inclusive rebolando na frente de dois marcadores na linha de fundo antes de aplicar um drible da vaca em um deles -, Neymar chegou a provocar a ira do zagueiro Desábato por uma finta na lateral do campo. O carrinho punido com o cartão amarelo não intimidou o santista, autor do segundo gol. "Ele (Neymar) sabe se comportar como um jogador decisivo, tanto no Santos quanto na Seleção", resumiu Mano. 
  Por fim, os dois erraram apenas cinco de 59 passes efetuados e tiveram, juntos, 22% da posse de bola da Seleção - foi 1min49s do santista, contra 1min exato do número 7. Com Neymar e Lucas atuando juntos, Mano Menezes conseguiu, pela primeira vez desde que assumiu o comando da Seleção, derrotar uma grande potência do futebol mundial e pode ter, enfim, encontrado a solução para o fim das críticas e iniciado uma nova era na equipe verde e amarela.

Na sombra  

  As atuações destacadas de Neymar e Lucas ofuscaram Ronaldinho. O flamenguista teve um primeiro tempo ruim, com três faltas cobradas sem direção e pouco futebol. Melhorou no segundo e ganhou a compreensão de Mano por uma atuação abaixo do que é capaz. "Ele (Ronaldinho) teve dificuldades de armar a Seleção no primeiro tempo, mas jogou melhor no segundo, se soltou mais. Fizemos pequenos ajustes no intervalo. Ele estava com volume de jogo, mas não estava aproveitando bem as chances", explicou o treinador.

Confira os números de Neymar e Lucas contra a Argentina, de acordo com o Footstats:

Gols: 2 (1 de Neymar e 1 de Lucas)
Finalizações: 3 (2 de Neymar e 1 de Lucas)
Passes certos: 54 (31 de Neymar e 23 de Lucas)
Passes errados: 5 (2 de Neymar e 3 de Lucas)
Dribles certos: 13 (7 de Neymar e 6 de Lucas)
Dribles errados: 3 (1 de Neymar e 2 de Lucas)
Cruzamentos certos: 2 (1 de Neymar e 1 de Lucas)
Perdas de Bola: 12 (7 de Neymar e 5 de Lucas)
Posse de Bola: 2min49s (1min49s de Neymar e 1min de Lucas)
Faltas recebidas: 6 (4 de Neymar e 2 de Lucas)
*Fonte: Terra
Abs
Dan Castanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário