terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ronado Centenário

*
No ano do Centenário, Ronaldo completa 100 dias sem jogar
*
*
   Corinthians e Ronaldo não imaginavam que 2010 poderia ser tão doloroso. Sucesso absoluto financeiramente com a arrecadação de mais de R$ 50 milhões em patrocínios, a parceria clube-jogador não foi satisfatória até agora dentro de campo na temporada. Lesões, desleixo com a forma física e o peso da idade fazem com que o o Fenômeno complete, nesta terça-feira, 100 dias sem jogar. Aos 33 anos, famoso e milionário, o camisa 9 conta os dias para pendurar as chuteiras, mas só não as abandonará em dezembro devido ao temor de se aposentar em crise com a bola e pelo desejo de disputar mais uma Libertadores, o que pode ocorrer em 2011.
   Ronaldo não joga desde 9 de maio, quando marcou seu único gol no Campeonato Brasileiro, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, no Pacaembu, na primeira rodada. A dificuldade em recuperá-lo fez o departamento médico entrar em acordo com a comissão técnica. O atacante foi tirado de cena com a promessa de voltar em boas condições logo após a Copa do Mundo, mas isso não aconteceu.
   O período longe dos trabalhos com bola no gramado fez o peso do craque disparar. Para evitar novos problemas, o centroavante treinava levemente na academia e era submetido a atividades com os fisioterapeutas no Parque São Jorge e na intertemporada em Águas de Lindoia. A preocupação, porém, cresceu com o passar dos dias. A lesão não regredia como era esperado e, para piorar, o jogador sentia outras dores musculares com o aumento gradativo da intensidade dos exercícios. Mesmo em atividade, a forma física não melhorou.
   O problema muscular na panturrilha direita só alimentou a condição ruim vivida pelo atleta desde o início do ano. Em 27 de janeiro, na primeira atuação da temporada, o Fenômeno sofreu uma lesão na coxa direita diante do Mirassol, pelo Paulistão. Demorou para se recuperar e só reapareceu no dia 24 de fevereiro, frente ao Racing, pela estreia na Libertadores. A contusão atrapalhou os planos para todo o restante do semestre. O resultado se viu no desempenho: apenas três gols marcados e a eliminação nas oitavas.
   No Corinthians, o peso e a atual condição de Ronaldo são assuntos proibidos. Ninguém está autorizado a entrar em detalhes publicamente. Todos elogiam a dedicação dele nos treinamentos para melhorar, mas se esquivam sobre o que acontece fora do Parque São Jorge. Entretanto, os compromissos de um homem de negócios bem sucedido e a vida social de um milionário apreciador da noite prejudicam a recuperação.
"O Ronaldo adora fazer trabalhos físicos. Ele mesmo pede para fazer treinos de velocidade e explosão porque sabe que esse é o ponto forte dele. Nós tínhamos um controle durante o treinamento, com o planejamento que fazíamos. A partir do momento que ele sai do clube não há mais controle. Ronaldo é uma celebridade, tem mil eventos para fazer. Não tínhamos controle sobre essa parte de fora. É a vida de cada um. Se ele cumpre suas obrigações, ninguém tem nada a ver com o que faz quando está em casa"  contou o preparador Walmir Cruz, demitido do clube após a Libertadores.
   Ronaldo, aliás, vive intensamente quando não está no clube. A cidade de São Paulo caiu no gosto dele, principalmente pela agitação noturna, semelhante ao que tinha em Madri e Milão. Agora, contudo, a badalação é de quem já chegou a uma certa idade. O Fenômeno é visto constantemente em shows e outros eventos na companhia da esposa Bia Antony e do casal de amigos Marcus Buaiz (agora também é sócio do craque) e Wanessa Camargo, filha do cantor Zezé Di Camargo
   Quando permanece na luxuosa cobertura duplex que comprou entre os bairros Pacaembu e Higienópolis, Ronaldo não dispensa a presença dos amigos. Frequentemente, promove jantares para colegas milionários, sem restrições a bebidas alcoólicas. Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já esteve por lá. Em outras noites, os convidados são os próprios jogadores do Corinthians para a disputa de partidas de pôquer. Figurinhas carimbadas nos encontros são os volantes Edu e Elias, além dos zagueiros William e Paulo André. O último, aliás, responsável pela entrada do craque no mercado de ações na bolsa de valores.
   Por conta da dificuldade em entrar em forma, Adilson Batista decidiu fechar o cerco. Ronaldo foi liberado para treinar com bola, mas longe da melhor forma física. A comissão técnica bem que tentou colocá-lo em ação assim mesmo, porém, percebeu que seria impossível. O atacante está lento nos movimentos, sem arranque e sofrendo até para transpor a marcação de jogadores das categorias de base, como aconteceu em um jogo-treino diante da equipe sub-18, quinta-feira passada.
   "Eu vejo que ele quer, mas ainda está em uma condição aquém do que imaginávamos. Vamos intensifcar, cobrar e pensar lá na frente. Trabalhar para não expor o atleta. A responsabilidade é nossa. Temos que tomar cuidado" disse o treinador.
   Para que consiga cumprir a meta de voltar ao time no dia 29, contra o Vitória, Ronaldo foi colocado em um rigoroso processo para perder peso. Além de trabalhos na academia e no campo, o jogador passou a ter também a alimentação controlada. A ordem é comer legumes e verduras e se afastar das massas e batata frita, seus pratos prediletos. Álcool também está fora de cogitação.
   As mensagens postadas em sua página no Twitter nos últimos dias, prometendo “dar a volta por cima” e “calar a boca de uma minoria”, dão o tom do que Ronaldo pensa para os próximos meses. As dores oriundas de transformações no corpo além de oito cirurgias incomodam muito. Viagens, treinos, concentrações e o distanciamento da família também. Mas o atacante confidenciou a pessoas próximas que não pode encerrar a carreira por baixo.
   Por isso, usa o bom momento do Corinthians no Campeonato Brasileiro para sonhar. O clube é sério candidato ao título e consequentemente a ficar com uma das vagas na Taça Libertadores, motivo que faz o jogador praticamente descartar a aposentadoria em dezembro, quando encerra seu contrato. O novo vínculo, até o fim de 2011, só não será assinado após o torneio em caso de uma nova lesão mais séria ou por uma queda brusca de rendimento da equipe.
   Ronaldo renasceu algumas vezes para o esporte e, nos últimos meses da carreira, deseja pelo menos resgatar parte do futebol que lhe transformou em um fenômeno. Neste sonho está pendurar as chuteiras com o título da Libertadores e disputando mais um Mundial Interclubes. Como ele mesmo disse, o centenário só acaba em setembro de 2011.

*Fonte: Globo

Opinião

   É o triste e decadente fim da carreira de JOGADOR de um dos maiores jogadores de todos os tempos, mesmo ainda não estando tão velho para os padrões brasileiros, ele tem 33 anos, e lembro que tivemos GRANDES jogadores como, Toninho Cerezo, Mauro Galvão, Zico, Evair, Romário, sem falar em outros ainda em atividade, semana passada aos 38 anos Rivaldo rescindiu contrato com seu time e ainda disse ter condições de jogar, fora Roberto Carlos, Marcos e Rogério Ceni, também ÍDOLOS que ainda batem um bolão.
   Não sou médico para afirmar, mas suas terríveis contusões atrapalharam sua brilhante carreira, mas fico com a impressão que se ele quisesse, ainda poderia jogar tranquilamente e disputar artilharia dos campeonatos que jogar, visto que temos em disputa, jogadores como Washington (34 anos), Loco Abreu, Rafael Moura entre vários outros sem a mesma técnica do Fenômeno.
 Quer saber ? acho que na realidade, ele, um jogador tão vitorioso, já esteja tão saturado de tudo isso que envolve a carreira e a vida dele. Talvez ele tenha achado melhor dar um "basta", um ponto final na carreira e pensar somente em viver a vida ...
  E como diria Zeca Pagodinho ...
  "Deixa a vida me Levar ..."

 E vc ? O que acha ? Deixe seu comentário !

Abs
Ðan Castanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário