sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A história completa do episódio Neymar x Dorival, com a versão do Santos

*

A informação abaixo foi publicada pelo jornalista da ESPN
Paulo Vinícius Coelho, o PVC
*
O caso Neymar está encerrado. O craque foi reintegrado, jogou bem contra o Cruzeiro, na mesma rodada em que Dorival Júnior estreou no Atlético Mineiro. Mas o Santos não ficou feliz com o desenlace. Nem com a informação de que não houve comunicação adequada no episódio, como Dorival Júnior disse a este blog.
A seguir, segue a descrição de todo o episódio com a visão do Santos, desde a briga, dentro de campo, entre Neymar, o técnico Dorival Júnior e o capitão Edu Dracena:
*
1. Depois de encerrada a partida, enquanto outros jogadores ainda estavam em campo, Neymar foi para o vestiário, onde estavam o diretor Pedro Luiz e o auxiliar Ivan Izzo. Ivan desentendeu-se com Neymar e o jogador atirou um copo d’água no rosto do auxiliar-técnico. Não o copo, mas a água que estava dentro do recipiente.
*
2. A diretoria reuniu-se e definiu a multa mais alta prevista: 30% do salário. Neymar era reincidente, foi punido em 10% no primeiro ato de indisciplina, levaria 30% no segundo episódio, por isso. Estavam de acordo o presidente, Luis Álvaro, o diretor de futebol, Pedro Luiz, e o técnico Dorival Júnior. Também na quinta-feira, o presidente Luis Álvaro esteve na casa de Neymar para informar sobre a multa e exigir pedido de desculpas, feito pelo jogador, no vestiário do CT, horas depois.
*
3. Em encontro na quinta-feira à noite entre Dorival Júnior e o presidente Luis Álvaro, o técnico ouviu que Pelé havia telefonado para o clube dizendo que a decisão havia sido acertada: “No meu tempo, era assim: a gente sentia no bolso”, disse o Rei. Dorival Júnior não discutiu, segundo a diretoria santista.
*
4. Na sexta-feira de manhã, o técnico Dorival Júnior procurou o diretor de futebol Pedro Luiz e afirmou que julgava necessária uma punição técnica, à parte a multa. Exigiu o afastamento por quinze dias. Ouviu que isso seria pouco inteligente, porque puniria o clube. À meia-noite de sexta-feira, dia 17, para sábado, dia 18, começa uma conversa telefônica entre técnico e presidente que dura aproximadamente quarenta minutos. O técnico diz que se não for atendido pedirá demissão. A direção responde que não aceita a demissão e que não o demitirá. Não há consenso. O presidente diz que a solução já havia sido tomada na véspera, afirma que não está havendo entendimento e pede uma reunião no sábado de manhã, no Centro de Treinamento.
*
5. No início da manhã, a reunião mantém o desentendimento. Dorival Júnior exige a punição técnica, o afastamento por 15 dias, embora o presidente, o diretor de futebol e o supervisor Jamelli fossem a favor da multa, pura e simplesmente. Dorival Júnior diz que o elenco exige o afastamento. O presidente diz que fará uma reunião para afirmar que o técnico Dorival Júnior é o comandante e para ouvir a opinião do elenco. Essa reunião acontece na véspera da partida contra o Guarani. O elenco ouve a posição da presidência, com Neymar, calado, presente ao encontro. No final da reunião, Dorival Júnior pediu licença para fazer uma reunião solitária com o elenco, por quinze minutos.
*
6. Depois da reunião, o técnico Dorival Júnior vai à sala do presidente. Outros quatro líderes do elenco, Marquinhos, Edu Dracena, Léo e Roberto Brum, vão à sala do presidente, dizendo que o técnico deveria ser prestigiado. E que Neymar deveria ser afastado. O presidente aceita a ponderação e afirma que o afastamento será na partida contra o Guarani. Todos concordam, menos o auxiliar Ivan Izzo, que insiste no afastamento por 15 dias. Luis Álvaro pondera, diz a Ivan que ele está pensando com o fígado. Os jogadores concordam que uma partida seria punição de bom tamanho.
*
7. No sábado à noite, o consultor de futebol, Fernando Silva, pede que Neymar vá ao Brinco de Ouro. O técnico Dorival Júnior é consultado e concorda. No domingo, Neymar entra no vestiário, pede desculpas mais uma vez, abraça Dorival Júnior e Edu Dracena. Aparentemente, o assunto está encerrado.
*
8. Luis Álvaro telefona para Dorival Júnior para falar sobre contratações e objetivos próximos. Diz a Dorival Júnior que o assunto está encerrado. Dorival Júnior concorda que o assunto está terminado. No dia seguinte, apenas no momento da entrevista coletiva, informa que Neymar está afastado do jogo contra o Corinthians. Cogita-se a hipótese de suspender o técnico Dorival Júnior. Menos humilhante a situação seguinte: a demissão. Dorival aceita o acordo para não receber a multa, porque a demissão se deu pelo impasse.

*Fonte: PVC (Espn)
Abs
Ðan Castanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário