quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artilheiros do Brasil, L. Damião e Neymar duelam em dia final de especulações


Os jogadores mais cobiçados da temporada no futebol brasileiro, Neymar e Leandro Damião duelam às 21h50 desta quarta-feira, no Beira-Rio, no último dia de validade da janela internacional de transferências em 2011. Só que cada um deles tem situações diferentes. Enquanto Neymar está garantido até dezembro, Damião ainda pode sair, indo para o Tottenham, da Inglaterra.

Os expressivos números dos atacantes os deixaram ainda mais valorizados no mercado. Damião é o artilheiro do futebol brasileiro no ano, com 34 gols. Já Neymar fez 28, sendo metade deles servindo à seleção sub-20 e principal.

O alvinegro já conta com a garantia de permanência de Neymar, mas sabe que o Real Madrid voltará à carga pela contratação do atacante logo na reabertura da janela. Já o Inter ainda não possui a mesma certeza com Leandro Damião.

No Inter, Damião cansa de dizer que quer ficar. O clube também deseja a permanência. Mas uma nova investida do Tottenham, que já fez duas propostas, pode ser irremediável. Os dirigentes chegaram ao ponto de confirmar a torcida contra um terceiro contato dos ingleses.

Leandro Damião chegou ao Inter egresso do Atlético Ibirama, de Santa Catarina. E começou a se destacar na final da Libertadores do ano passado, quando marcou o gol da virada em cima do Chivas, do México. De lá para cá, uma série de boas atuações. Que se tornaram rotina a partir de janeiro.

Além do Tottenham, o Dnipro, da Ucrânia, e um clube do mundo árabe mostraram interesse. E até esboçaram pagar mais de 20 milhões de euros - valor pretendido pelo clube gaúcho. Mas aí foi o jogador que disse não. Já que o plano é trocar o Brasil por um grande clube da Europa.


Com multa rescisória estipulada em 45 milhões de euros (R$ 103 milhões), o Santos não tem nem mais a garantia de que o valor será inibidor na busca da manutenção a longo prazo de Neymar. O temor é de que o jovem lute pela transferência após o Mundial de Clubes.

O planejamento traçado pelo alvinegro é pela permanência de Neymar até o fim da Libertadores-12. Acordos com Real Madrid e Barcelona, os principais interessados, serão facilmente desenrolados caso essa exigência seja aceita.

Um projeto bem mais audacioso, quase utópico, ainda visa prorrogar a presença de Neymar até a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. No entanto, todos no clube sabem que dificilmente o jovem aceite permanecer no Santos por tanto tempo.

Damião e Neymar são presenças certas no futebol europeu. Resta saber quando isso vai acontecer. Com o encerramento de mais uma janela, Internacional e Santos ainda podem desfrutar de possuírem no elenco os artilheiros do país na temporada.



Att: Marcel Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário