terça-feira, 3 de maio de 2011

Derby dá recorde de audiência para Globo em 2011


  Quem apostou no pouco interesse do público no Campeonato Paulista, com base na baixa audiência apresentada na primeira fase do torneio, pode ter se surpreendido com os números obtidos pelo Ibope no último domingo. A partida entre Palmeiras e Corinthians, jogo único de semifinal, bateu o recorde de audiência da Globo em eventos esportivos neste ano, deixando para trás até jogos do time do Parque São Jorge na Copa Santander Libertadores.
  A partida rendeu 34 pontos de média para a Globo, como uma participação de 47% dos televisores ligados em São Paulo. Com os oitos pontos de média da Band, o share chegou a 58%. Na emissora carioca, nenhum outro evento esportivo chegou a esse número em 2011.
  Palmeiras e Corinthians, além de ter sido uma semifinal única, foi decidido nos pênaltis, algo que não acontecia entre os dois clubes desde 2000, quando as equipes se enfrentaram pela Libertadores. No decorrer do jogo, polêmicas entre jogadores e técnicos deixaram o clima da partida ainda mais tenso. Nas arquibancadas, quase 34 mil pagantes, com ampla maioria palmeirense, lotaram as arquibancadas do Pacaembu e finalizaram o ambiente de um grande clássico.
  Antes da partida do último domingo, a melhor audiência da Globo com o futebol em 2011 havia sido na partida entre Tolima e Corinthians, que eliminou a equipe brasileira da Libertadores. O jogo, no entanto, foi em uma quarta-feira à noite, horário que costuma ter um Ibope mais alto que no domingo à tarde. Em terceiro neste ano ficou o amistoso entre França e Brasil, com 27 pontos de média.
  Para a Band, o Derby representou a segunda maior audiência, mas empatado com outras partidas do próprio Campeonato Paulista. O recorde da emissora em esporte neste ano está com o Sul-Americano Sub 20, com o jogo entre Brasil e Argentina.
  O número obtido pela rede Globo pode surpreender porque, na primeira fase, o Ibope foi inferior ao de 2010. Na média do último Campeonato Paulista, em uma primeira fase em que apenas quatro clubes se classificavam para o “mata-mata”, foram 20,7 pontos por partida. Neste ano, o número ficou em 18 pontos.
  Por outro lado, a semifinal decisiva de 2010, entre Santos e São Paulo, rendeu uma pontuação com dez pontos a menos. A partida que selou a classificação santista rendeu 24 pontos à Globo. Apenas na Band o número foi melhor naquele ano: nove, em média.

*Fonte: Máquina do Esporte
Abs
Dan Castanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário