sexta-feira, 6 de maio de 2011

A derrota da arrogância. A vitória do playstation

A eliminação de quatro times brasileiros na Libertadores, na noite de quarta-feira, fez com que pipocassem na internet dois tipos de reação: os torcedores de playstation viram conformada a sua tese de que o futebol brasileiro é muito ruim. Para eles, o que vale é o que vem da Europa. Para outros, os arrogantes, o que houve foi uma conjunção incrível de acontecimentos que levaram os indiscutíveis melhores do mundo, sem nenhuma discussão, a serem eliminados por seres alienígenas de nomes estranhos. Quatro zebras, apenas isso.

Todos estão errados. O futebol brasileiro continua sendo o melhor do mundo. A história mostra isso através de conquistas incontestáveis e de craques inesquecíveis. Não quero falar apenas do passado. Vamos lembrar que o Santos, que continua na competição, tem Neymar e Ganso. E que o São Paulo tem Lucas. O futuro está garantido.
Os arrogantes precisam deixar de olhar apenas para a Europa. Tenho certeza que Cuca, Enderson Moreira, Falcão e Renato Gaúcho sabem de cor a escalação de Barcelona, Real Madrid e Manchester. Duvido que saibam – mesmo agora com as derrotas – declinar do goleiro ao ponta esquerda, como jogaram Once Caldas, Libertad, Peñarol e Católica. Há uma falta de conhecimento muito grande do que ocorre na América do Sul.
O pessoal do playstation também é assim: são contra futebol na altitude, acham um absurdo a violência dos adversários – como se nossos zagueiros fossem santos – reclamam que a Conmebol não pune os rivais e se calam quando há um quebra-pau no intervalo de Real e Barca. Queriam que o Brasil fizesse parte da Europa. Ou melhor, queriam viver na Europa. O Brasil que fique por aqui.
Já passou da hora de mudar o discurso. Sempre que um time estrangeiro vem ao Brasil, não se fala de suas qualidades. O perigo é sempre a tal da catimba, algo que ninguém explica exatamente o que é. Nossos jogadores parecem virgens assustadas com o tamanho da verga que irão enfrentar em poucos minutos. Só que não é lua de mel. É futebol.

E houve tanta zebra assim?



O Brasil tem dificuldades em vencer a Colômbia nas Eliminatórias. O Once Caldas eliminou o São Paulo. O Tolima eliminou o Corinthians. Por que o Once Caldas não poderia vencer o Cruzeiro?
O Uruguai construiu o Maracanazo. O Uruguai foi quarto na Copa 2010. O Nacional foi semifinalista da Libertadores-2009. Por que o Peñarol não poderia vencer o Inter, de técnico inexperiente?
O Grêmio havia perdido por 3 a 0 para o Oriente Petrolero. Não poderia perder para a Católica em Porto Alegre? Não é sempre que se pode ser imortal.
E o Fluminense? Ah, o Fluminense de campanha ridícula na primeira fase, por que se tornaria um time imbatível na segunda? Porque é guerreiro. Quando time brasileiro fica acreditando que é guerreiro, aí mora o perigo.

As derrotas servem para aprender. Está na hora de encarar o futebol da América do Sul com seriedade. Ah, e os torcedores de playstation, que consideram o Paulistão uma perda de tempo, mas que acordam de manhã para ver Campeonato Russo, um recado. Ainda somos os melhores.

(espn.com.br)

Att: Marcel Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário