sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ganso, Neymar e Lucas em um só: Gabigol, o novo fenômeno da Vila


Inteligência do Ganso, habilidade do Neymar e velocidade do Lucas. A comparação impressiona, mas foi com essas palavras que o empresário Wagner Ribeiro, responsável também pelas carreiras do moicano santista e do jovem são-paulino, definiu Gabriel, de 14 anos, mais nova aposta do Santos. Abusado com a perna esquerda e dono de uma conclusão certeira, o camisa 10 do Peixe mostrou na Copa Brasil Sub-15 que, depois de Pelé, Robinho e Neymar, o raio pode, sim, cair quatro vezes na Vila Belmiro.

Autor de seis gols, o meia-atacante foi o grande destaque da campanha que levou o Santos ao título brasileiro infantil. Nos gramados do interior do Paraná, o repertório apresentado foi grande. Chutes de fora da área, assistências para os companheiros e a frieza para definir diante do goleiro chamaram a atenção, assim como a cavadinha em cobranças de pênaltis contra o Flamengo, na primeira fase, e PSTC, nas quartas de final.


Desde os 8 anos no clube, quando foi contratado após marcar, com a camisa do São Paulo, cinco gols em uma partida contra o próprio Santos, Gabigol, como gosta de ser chamado, é tratado como uma verdadeira joia na Baixada Santista. Não é à toa que foi o próprio Peixe quem tirou toda família de São Bernardo para morar com o garoto e paga, entre contrato de formação e direito de imagem, cerca de R$ 18 mil mensais (em acordo feito na gestão Marcelo Teixeira), valor incomum para a categoria.

Apesar da pouca idade, porém, o jogador já tem mostrado em campo que o investimento pode dar bons frutos no futuro. Nesses seis anos, foram 413 gols marcados entre futsal e futebol de campo, onde já conquistou três títulos: dois paulistas Sub-13 e o Brasileiro Sub-15.

- Trabalhamos para que ele se torne um grande craque, mas o principal ele já tem: o talento. Estamos tentando colocar na cabeça dele a importância do aprendizado nas questões de jogo, parte tática, parte técnica... O resto ele realmente já tem. Sabe fazer gols como poucos. A grande vantagem dele é não ter medo de errar. É um menino que sabe jogar fácil, simplificar as jogadas, mas também partir para a individualidade – disse Emerson Ballio, atual treinador de Gabriel e “vítima” no jogo dos cinco gols em 2005.

Mais sereno que Wagner Ribeiro, o próprio comandante do Sub-15 santista não se privou de projetar o jogador que Gabriel pode se tornar no futuro. E, assim como o empresário, demonstrou otimismo no surgimento de um fenômeno.


Att: Marcel Henrique


Nenhum comentário:

Postar um comentário