quinta-feira, 3 de maio de 2012

Bom pelas circunstâncias!

Emelec-EQU 0 x 0 Corinthians

Estádio pequeno, lotado, juíz fraco e caseiro, um jogador a menos e Timão pouco inspirado, esses foram os principais motivos de mesmo sem marcar gols, o Corinthians ter alcançado um bom empate no primeiro jogo das Oitavas de Finais da Taça Libertadores da América.

No geral o Corinthians não jogou bem, sentiu a marcação pressão dos equatorianos e não conseguia trocar muitos passes, a partida apagada do meia Danilo sozinho na armação da equipe, forçava para que as únicas tentativas do Timão fosse a ligação direta ao ataque. Já o Emelec com um time até certo ponto limitado, porém muito veloz, chegava com mais frequência ao gol corinthiano explorando muito as bolas aéreas, mas no geral foi um primeiro tempo sem emoção.

Na segunda etapa o Timão começou melhor, mas logo aos 6 minutos Jorge Henrique fez falta desnecessária no meio campo, tomou o segundo amarelo e foi expulso. A partir daí a pressão dos donos da casa aumentou, mas desse vez o goleiro era outro, Cássio, bem preparado e com 1,94 de altura, o arqueiro corinthiano foi muito bem na partida, extremamente seguro nas saídas de gol e eficiente sempre que foi exigido embaixo das traves. Tomou apenas um grande susto em uma falta cobrada no travessão, mas claramente ele pediu 3 jogadores na barreira e os jogadores de linha formaram apenas com 2, deixando um espaço aberto justamente onde passou a bola. Vamos melhor essa comunicação rapaziada!

SOBE

Cássio
Foi só o segundo jogo com a camisa do Timão, mas pela fria que esse cara entrou e deu conta do recado deixou mais uma boa impressão. Foi bem nas duas bolas difíceis, uma cabeçada e um forte chute de dentro da área e foi MUITO bem nas bolas aéreas, nos cruzamentos socou apenas em uma oportunidade, em todas as outras o goleiro corinthiano encaixou, isso é raro entre os goleiros de hoje. Ainda é cedo para empolgação, mas se ele manter essa média não deixará a titularidade tão cedo.

Emerson
Também não foi muito bem em campo, ao menos segurou bem a bola e criou sozinho a única boa chance de gol do Corinthians, mas o goleiro equatoriano fez boa defesa.

DESCE

Paulinho
Apareceu pouco na partida, muito preocupado com a marcação, não conseguiu ser aquele homem surpresa e auxiliar na armação na equipe.

Danilo
Apagado e sem a ajuda de Paulinho, não conseguiu armar a equipe sozinho.

Willian
Assim como praticamente todo o sistema ofensivo do Timão jogou mal e pouco fez em campo. Talvez essa exigência do Tite para o atacante ajudar na marcação tenha prejudicado o seu futebol.

Jorge Henrique
Péssimo! Tomou um amarelo ridículo no primeiro tempo querendo ser valente e revidando uma chegada um pouco mais forte. Na segunda etapa fez uma falta mais firme no meio de campo e foi expulso, prejudicando e muito a equipe. Não tem perfil nenhum para jogar a Libertadores.

Tite
Apesar de 10 dias treinando não conseguiu fazer o time jogar e criar mais possibilidades de gol. Além disso, só ele não viu que o Jorge Henrique corria um sério risco de ser expulso, deveria ter substituído no intervalo. Outra coisa é essa obsessão do treinador pela marcação, pra jogar com 3 atacantes sendo que dois se preocupam mais com a marcação do que com o ataque coloca mais um volante e um meia na equipe então, ao menos teríamos mais qualidade no passe. Talvez essa sua filosofia de jogo que acaba prejudicando o rendimento dos atacantes corinthianos.

Árbitro José Buitrago/Comissão de Arbitragem da Conmebol
Fraco e caseiro. Não interferiu diretamente no resultado, mas aplicou 6 amarelos para a equipe do Corinthians, sendo que não utilizava o mesmo critério para o Emelec. Independente de equipe, estou cansado de ver times brasileiros prejudicados na Taça Libertadores principalmente fora de casa por juízes fracos e parcias. Agora quando o jogo é no Brasil normalmente são escalados os melhores árbitros. Está na hora dos presidentes dos clubes daqui deixar a rivalidade um pouco de lado e se unir pela melhoria de todos, fazer exigência de segurança, melhor arbitragem, etc. Sem os brasileiros essa competição se tornaria um lixo!

FICHA TÉCNICA

EMELEC-EQU 0 x 0 CORINTHIANS
Estádio: Capwell (Guayaquil)
Público: 15 mil pessoas
Árbitro: José Buitrago, auxiliado por Abraham González e Wilson Berrío (trio colombiano)
Cartões Amarelos: Corinthians: Leandro Castan (6'), Jorge Henrique (45'), Emerson (48'), Danilo (57'), Edenilson (58') e Chicão (78')
Emelec: Fernando Gaibor (30') e Gabriel Achilier (83')
Cartão Vermelho: Corinthians: Jorge Henrique (51')

Emelec: Esteban Dreer - Fernando Giménez (Angel Mena, 76'), Gabriel Achilier, Carlos Quiñónez, Oscar Bagüí - Enner Valencia, José Luis Quiñónez, Fernando Gaibor (Efren Mera, 53'), Pedro Quiñónez - Marcos Mondaini (Marlon de Jesús, 65') e Luciano Figueroa.
Técnico: Marcelo Fleitas.

Corinthians: Cássio - Edenilson, Chicão, Leandro Castan, Fábio Santos - Paulinho, Ralf, Jorge Henrique, Danilo (Alessandro, 85') - Emerson (Elton, 80') e Willian (Alex, 59').
Técnico: Tite.

Abraços.

Léo Cavallieri
Corinthians, jogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário