quinta-feira, 8 de março de 2012

Faltou futebol....

Nação Tricolor, o São Paulo entrou em campo nesta quarta-feira em partida válida pela 1ª fase da Copa Brasil, para enfrentar o Independente do Pará, no belíssimo e gigantesco estádio Mangueirão na capital paraense, Belém.

O jogo marcava a volta de Luis Fabiano aos gramados após 40 dias afastado por causa de uma contusão na coxa direita e, ao contrário do que muitos torcedores esperavam, ou seja, uma goleada com a oportunidade do Fabuloso marcar, o que se viu  foi um Tricolor pouco incisivo, deveras acomodado e com pontos preocupantes em relação ao entrosamento e funcionamento de todos os setores do time.

Escalação do São Paulo:  Denis, Piris, Paulo Miranda, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero, Fernandinho e Lucas; Luís Fabiano. Detalhe que Jadson nem mesmo viajou com a equipe, ficando em São Paulo para melhorar a parte física e quem sabe, voltar a jogar futebol de verdade...

O jogo começou com um susto: logo aos 02min Tiago Floriano recebeu livre na área e estufou as redes para o Independente. Para nossa sorte, o bandeirinha assinalou  impedimento, que por sinal não existiu, prejudicando a equipe paraense.

O São Paulo respondeu e, aos 03 min, Lucas chutou cruzado para o gol, mas Alexandre tirou a bola quase em cima da linha, impedindo o gol tricolor. Com 10min de jogo, o que se via era um São Paulo chegando fácil ao gol adversário, porém, sem exercer aquela pressão típica de quem está afim de ganhar o jogo e, que ao meu ver, incomoda muito mesmo neste time!

Cícero, nosso homem gol nos últimos jogos (ao lado de Willian José), abriu o placar aos 12min, após arrancada partindo com a bola desde a defesa, o mesmo acertou um chutaço de fora da área no canto esquerdo do goleiro Dida, abrindo o placar no Mangueirão. 1 x 0 Tricolor!

O São Paulo continuava chegando fácil ao gol do Independente e, aos 24min, Fernandinho cruzou para a área para Luis Fabiano, mas o zagueirão afastou antes que a bola chegasse aos pés do nosso craque.

Denilson fez questão de animar ainda mais a torcida são paulina, acertando aos 32min uma paulada na trave de cima, após cobrança de falta.

Fim do primeiro tempo, e apesar do domínio tricolor e da quase inatividade do Independente, o que se via era um time sem criatividade no meio de campo, nas articulações das jogadas, jogando em velocidade mas de maneira pouco envolvente, se apoiando na qualidade individual de alguns atletas para chegar ao gol com mais perigo.

O segundo tempo começou sem Leão ter realizado nenhuma alteração na equipe e, aos 03 e 05min, Lucas e Casemiro, respectivamente, chutaram de fora da área levando algum perigo ao gol do goleiro Dida.

E, por incrível que pareça, as chances Tricolores na segunda etapa ficaram nisso, com uma ou outra bola chegando próxima do gol adversário, mas nada que realmente levantasse o ânimo do torcedor.

Fora isso, as poucas vezes que o Independente chegava ao nosso gol, fazia o coração ficar angustiado, tamanha a falta de gana do tricolor. Sorte que o adversário era bem fraco.

Aos 14, 21 e 27min tivemos as entradas de Osvaldo, Maicon e Willian José nos lugares de Fernandinho, Casemiro e Luis Fabiano.

Mas, o panorama do jogo não mudou nada, absolutamente nada! O São Paulo permanecia não criando nada e mostrando uma irritante falta de vontade de vencer o jogo por um placar maior (o que eliminaria o jogo de volta), uma acomodação que particularmente, acho imperdoável em qualquer time de futebol do tamanho do nosso clube, que paga em dia, dá estrutura e tudo mais pro atleta trabalhar.

Nem mesmo os lampejos de Lucas, que entortava a zaga paraense, mudava o ritmo do jogo, tendo o São Paulo acomodado ao extremo com o placar magro, xoxo e nada vantajoso.

Fim de jogo e o que o torcedor consciente viu foi um primeiro tempo razoável do tricolor, mas com clara deficiência no meio de campo, que não articulava jogadas envolventes, deixando Luis Fabiano com pouca ação no ataque e, um segundo tempo pífio, vergonhoso e irritante, já que nosso time em nenhum momento quis buscar um placar maior e muito menos uma vitória convincente.

Sinceramente, um gol do Independente no final seria uma delícia para que nossos jogadores voltassem com a cabeça baixa aqui pra São Paulo, tamanho o nível medíocre do futebol apresentado.

Pontos importantes:

  • Volta razoável de Luis Fabiano: participou do jogo e teve alguns lances interessantes, mas o gol que é importante ainda não saiu.Vamos esperar os próximos jogos.
  • Laterais improdutivos: O bom Cortez fez uma partida fraca hoje, praticamente não chegando para apoio ao ataque. Piris também não apareceu no ataque, restrigindo-se a defesa. Diretoria, cade um lateral direito de verdade, hein?
  • Falta futebol: O tricolor é um time que joga explorando a velocidade de Fernandinho, Cícero e Lucas, o que não resulta necessariamente em um futebol envolvente, mas sim, em um jogo de oportunidades criadas em cima das habilidades destes caras, contando com o oportunismo de nossos centroavantes (Luis Fabiano e Willian José). É notória a falta de entrosamento entre a equipe, principalmente nas articulações de jogadas. Falta um camisa 10 pra fazer esse jogo fluir. Jadson, vamos jogar bola?
  • Falta de ousadia: A acomodação Tricolor no segundo tempo é impedoável. Impossível vencer qualquer torneio, ainda mais a Copa do Brasil com este tipo de atitude. Sinceramente, acho que essa equipe não vai se arrumar para este semestre...pode parecer cedo para falar isso, mas, não sei não viu...
  • Destaque da partida: Cícero!Fez um golaço e a cada dia se mostra um jogador importantíssimo para o grupo!

Agora, é esperar a próxima quarta-feira e ver de quanto o São Paulo vai ganhar do Independente no Morumbi e, quem sabe, ver se não engrena de vez neste ano, encontrando um futebol no mínimo mais confiável.



Fonte/Imagem: Globoesporte.com ((Foto: Rubens Chiri / Ag. Estado)  
 


Abraços,
Wanderson Mioto




Nenhum comentário:

Postar um comentário