terça-feira, 9 de outubro de 2012

Por vaga no G-4, São Paulo tenta encerrar jejum em São Januário

O discurso dos jogadores do São Paulo antes do duelo contra o Vasco, que será disputado nesta quarta-feira, em São Januário, está ensaiado: mesmo fora de casa, só três pontos interessam contra um adversário direto na vaga pelo G-4.
Com a vaga na Libertadores definida como a principal meta até o fim da temporada, o Tricolor terá de quebrar um jejum de quatro anos sem vitórias no estádio vascaíno para diminuir a distância para o time carioca na tabela. Além disso, precisa superar a oscilação que tanto tem atrapalhado o time na competição. Em novembro de 2008 (veja o vídeo acima), Jorge Wagner e Hugo marcaram os gols da vitória por 2 a 1 – Madson marcou o gol do Vasco. Na ocasião, o tabu estava do outro lado, já que o São Paulo havia completado sete jogos de invencibilidade sobre o rival no torneio.

Sem ter entrado no G-4 em nenhuma rodada até aqui, o zagueiro Paulo Miranda pede uma postura diferente da equipe. Uma vitória deixa o Tricolor um ponto atrás do rival, mas uma derrota aumenta a distância para sete, restando nove rodadas.
– Agora tem de ser diferente, estamos lutando faz tempo para tirar a diferença do Vasco. Temos que encarar como uma decisão. Vai ser um jogo difícil, mas temos condições de chegar lá e fazer um bom resultado. O time é um concorrente à vaga no G-4, precisamos tirar a distância de pontos. Estamos focados. Empate está descartado, vamos pensando na vitória

O volante Wellington também lamenta a oscilação do time – especialmente o aproveitamento ruim fora de casa (somente 28,5%, pouco se comparado aos 73% dos pontos conquistados em casa). Assim como Paulo Miranda, ele sabe da importância do duelo contra o Vasco, e acredita que a falta de atenção muitas vezes foi determinante para ocasionar tropeços da equipe. Mesmo com uma vitória, os jogadores evitam estipular uma data para entrar no G-4.
– Temos de ter mais atenção em determinados momentos. Não só a gente... Às vezes o árbitro marca um pênalti duvidoso, uma expulsão. Todos têm de ter uma atenção maior, especialmente fora de casa. Contra o Vasco, será uma final como todos os jogos. Entramos como se fosse o último. Nosso objetivo é subir um degrau de cada vez. Não adianta pensar na frente se não vencermos o próximo – disse o volante.
Caso perca, no entanto, os atletas acreditam que não há motivo para perder as esperanças de garantir a vaga no Brasileirão. Nas últimas rodadas, o Tricolor ainda faz confrontos diretos contra Fluminense e Grêmio, que brigam diretamente pelo título. Na Sul-Americana, que também dá vaga na Libertadores ao campeão, a equipe empatou com o LDU de Loja, no Equador, e tenta garantir a vaga nas quartas de final no jogo de volta, no Morumbi.
– Ainda faltam dez rodadas. Tudo pode acontecer, vamos enfrentar o Vasco pensando só na vitória. Se acontecer essa derrota, temos mais nove rodadas para conseguir o G-4. A concentração tem de ser maior, o campeonato está acabando. Cada vitória vai ser importante. Temos que manter o foco para vencer em todas as partidas – disse Paulo Miranda.


Fonte: Globoesporte.com (Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)

OPINIÃO
  
Parada duríssima o Tricolor tem pela frente amanhã, em jogo contra o Vasco, em São Januário.

Os dois times flertam com a zona do G4  praticamente desde o começo do campeonato e, para nossa infelicidade, o clube cruzmaltino tem levado a melhor, mantendo-se firme e forte com a quarta vaga do grupo de times que vão para a competição continental.

Mas, se o Tricolor ainda não conseguiu tal façanha, é por única e exclusivamente incompetência, pois tem um aproveitamento pífio fora de casa (28,5%) e deixou escapar pontos preciosos no Morumbi, como as derrotas para o próprio Vasco, Grêmio, empate com o Inter e dois petardos na orelha fora de casa, um contra o Atlético Goianiense e outro contra o Náutico.

A torcida vem fazendo seu papel e apoiando, mas parece que ainda falta aquele "algo a mais" para o time decolar e afastar qualquer prognóstico de decepção pra lá.

Estou com a sensação de que agora o time encontrou seu caminho e uma vitória virá amanhã.

Detalhe que não teremos Lucas (em amistosos pela seleção) e o Vasco não terá Dedé (também pelo mesmo motivo).

Como diz nosso querido e campeão ex-técnico Muricy Ramalho: "A Bola pune". 

Assim, chegou a hora do Tricolor deixar de ser vítima de sua própria bola, conquistar os três pontos no Rio e sair em disparada rumo ao G4 até o término do torneio.

A torcida está junta, chegou a hora Tricolor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário