quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Filme exalta fase perdedora do Santos e conta história esquecida dos 'Meninos da Fila'

Um filme recém-lançado está fazendo a torcida do Santos entender a força da expressão “você ainda vai rir disso um dia”. Dirigido pelo jornalista e aprendiz de cineasta Ciro Hamen, o documentário em curta-metragem “Meninos da Fila”, brinca com os 18 anos de derrotas, humilhações recordações absolutamente esquecíveis que o time do Rei Pelé viveu entre os anos 80 e 90.
O hiato de conquistas, a tal fila aludida no título do curta, vai do título Paulista de 1984 ao Brasileiro de 2002. Entre esses dois momentos, não houve nada o que se comemorar pelos lados da Vila Belmiro, exceto um ou dois títulos de menor escalão.

 O que fazer nessa situação? Como ganhar aquela discussão no bar, na padaria, na escola? Os santistas da época agiam como muitos agem até hoje: apelam a Pelé e à história dourada que eles não viram.
“Meu pai me deu um livro, e eu tive que ler para ter argumentos na escola”, relata, hoje sorrindo, um dos torcedores entrevistados por Hamen.

Nessa época, enquanto o Santos era eliminado de tudo quanto era torneio de que participava, os santistas precisavam engolir os seus rivais sendo campeões brasileiros, da Libertadores, do Mundial de Clubes...
“Quem é santista da nossa idade [e passou pela fase negra], torce mesmo, de verdade, porque não tinha glamour nenhum”, diz um dos “meninos da fila.”

A lembrança mais dolorosa para esse pessoal, entre tantas, é o gol do meia Ricardinho na semifinal do Paulista de 2001. Faltando 30 segundo para o fim do jogo no Morumbi, o corintiano acertou um belo chute de esquerda e decretou a extensão da fila santista por mais alguns meses.
Ela só teria fim um ano depois quando a geração de Diego e Robinho levantou o título do Brasileiro sobre o comando de Emerson Leão.

Hoje, a torcida que vê de perto o melhor jogador brasileiro em atividade, que nos últimos três anos levantou seis títulos, pode querer esquecer aquela fase difícil. Mas quem cresceu e aprendeu a gostar do Santos nos maus momentos diz que agora valoriza mais os anos de glória.
O curta-metragem, que está sendo vendido a R$ 10, foi exibido e premiado em setembro em um festival que reuniu vários filmes sobre o clube..

Uol esporte


Att: Marcel Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário