quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O mico de Resistência tem de ser marco para fim dos jogos fora de Data Fifa

"Foi no fim dos anos 90 apenas que a Fifa criou o Calendário Internacional de Jogos (International Match Calendar), rapidamente apelidado de "Datas Fifa." O objetivo era acabar com a confusão que havia para liberação de jogadores de clubes europeus para seleções internacionais. "Na Europa, isso está resolvido há mais de 25 anos", diz o jornalista italiano Marco Zunino. Na prática, não há conflito de datas na Europa desde os anos 50, pelo menos. Mas havia um problema causado pelas Eliminatórias Sul-Americanas, muitas vezes disputadas simultaneamente aos campeonatos nacionais.

Por exemplo, o uruguaio Rubem Sosa deixou a Lazio em plena temporada 1989/90 para jogar as eliminatórias pelo Uruguai. Em 24 de setembro de 1989, o Uruguai venceu o Peru por 2 x 0 e confirmou a vaga para a Copa do Mundo do ano seguinte. No mesmo dia, a Lazio empatou em Verona por 1 x 1, sem seu principal atacante. Estava com sua seleção nacional.

Em 19 de setembro de 1993, Bebeto do Deportivo La Coruña e Romário do Barcelona estavam no Maracanã, ao mesmo tempo em que o Campeonato Espanhol, iniciado em 4 de setembro daquele ano, corria solto.
A solução: Datas Fifa.

Jogos de seleção foram regulamentados apenas nas datas fixadas pelo calendário internacional, com regulamento específico. Reza que as seleções podem contar com jogadores por quatro dias, incluindo o dia da partida, se for jogo de competição oficial, ou três dias, contando o dia do jogo, em caso de amistoso.

"Nos anos 80, o problema era a liberação dos jogadores sul-americanos nas datas de eliminatórias. Isso acabou com as Datas Fifa", lembra Zunino.

Acabou a partir das eliminatórias para a Copa de 98, apenas.
Então, que cabimento tem Brasil e Argentina fazerem jogos de seleção fora das datas do calendário internacional?

Ok, você pode até achar que ainda é demais. Que as seleções nacionais devem simplesmente acabar. Não é meu ponto de vista, porque as seleções têm um caráter de difusão do futebol pelo mundo todo -- na economia atual, a tendência é só haver futebol de alto nível entre os clubes dos quatro grandes centros da Europa.

Mas é para isso que existem as datas do calendário internacional.
O mico de Resistência tinha de servir para a CBF e a AFA levarem um pito público da Fifa, que deveria proibi-las de realizar jogos fora do calenário internacional. E para o campeonato nacional parar, quando há jogo de seleção nacional.

As Datas Fifa não podem servir apenas para proteger os clubes europeus.
Elas foram criadas para proteger os clubes do mundo inteiro.
Incluindo os brasileiros."

Fonte: Blog do PVC (ESPN Brasil).


OPINIÃO

Olha a que ponto a seleção brasileira chegou: ter um clássico contra a Argentina, um jogo desta magnitude, cancelado por falta de energia!

Vergonhoso.

Além da própria humilhação para ambas as equipes, os clubes ainda saem como vítimas dessa situação, forçados a ceder jogadores para jogos caça-níquel, sem expressividade alguma.

Como bem diz o PVC, os jogos "Data-Fifa" foram feitos para ajudar o mundo inteiro, mas o Brasil ainda continua na contramão.

Culpa da CBF e dos próprios clubes, que tem rabo preso com a televisão e não conseguem nem mesmo pleitear um calendário digno e decente, que atenda as necessidades do selecionado nacional sem atrapalhar os clubes.

Quando será que alguém aqui vai acordar para isso no futebol brasileiro e mudar esta situação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário