segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Luis Fabiano é absolvido e escapa de suspensão que o tiraria do Brasileiro

O atacante Luis Fabiano escapou de punição ao ser absolvido por unanimidade em julgamento realizado no início da noite desta segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Denunciado por simulação de agressão em lance com o zagueiro Maurício Ramos, do Palmeiras, no clássico do último dia 6 de outubro, o camisa 9 foi enquadrado no artigo 258 (assumir conduta contrária à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas e poderia tirá-lo do restante do Campeonato Brasileiro.
O advogado do clube tricolor, Theotônio Chermont de Britto, baseou sua defesa no fato de que o jogador não tentou induzir o árbitro ao erro, já que a bola bateu com força em sua barriga antes da queda. E, se ele levou as mãos ao rosto, é subjetivo admitir que reclamava de pênalti.
- Não é digno nem de advertência. Se não tivesse sido repetido em um quadro no SporTV, teria passado despercebido pelo tribunal. É fantasia da procuradoria e seria tirar a soberania do árbitro, que não se manifestou. Se houvesse simulação, ele é que teria de ser punido por não ter agido na situação - acredita Theotônio, em referência à vitória na irônica eleição de "ator da rodada" promovida pelo programa Redação SporTV.
O primeiro auditor concordou com o argumento de subjetividade do advogado e lembrou que não houve ressalva na súmula sobre o lance. Já o segundo, inclusive, lamentou o julgamento em si, temendo que o STJD fique marcado como o vilão na reta final da competição. O terceiro, por sua vez, afirmou que houve clara simulação, mas não votou pela punição. Réu primário no caso, o atacante, que não compareceu ao tribunal, foi apenas advertido.



O Fabuloso deixou o jogo contra o Flamengo, domingo passado, com dores na coxa direita, que não detectaram lesão. No entanto, Luis Fabiano não terá condições de enfrentar a LDU de Loja, do Equador, nesta quarta, pela Copa Sul-Americana. Sua volta já está sendo preparada para o duelo com o Sport, sábado, na Ilha do Retiro, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Na mesma pauta, um dos gandulas contratados pelo São Paulo também foi absolvido por ter sido expulso pelo árbitro Paulo César Oliveira, durante o mesmo confronto, ao retardar uma reposição de bola. O clube, porém, recebeu uma multa de R$ 1 mil pelo fato.

Fonte: Globoesporte.com (Imagem: João Pires / VIPCOMM) 


OPINIÃO

Ufa! Um adversário a menos para o Tricolor nesta reta final de campeonato.

Já não basta a sequência duríssima de jogos que temos pela frente, contar com uma suspensão de Luis Fabiano, imposta pelo STJD justo agora seria demais, né?

Independente de ser o julgamento de um caso ridículo com um jogador nosso, é fato, notório que o STJD está vasculhando seu amplo arquivo de imagens afim de prejudicar algum time no torneio, seja pelo motivo que for.

Ao não ser que o seu time seja o Flamengo, é realmente interessante ficar de olhos abertos, porque qualquer hora o STJD pode aparecer com algum caso absurdo...e aí, precisa ter muita sorte pra sair "impune" do processo.

No nosso caso, méritos para o corpo jurídico do SPFC.

Sobre o futebol em si, o Tricolor joga quarta contra a LDU de Loja e precisa de uma simples vitória para garantir a classificação à próxima fase do torneio.

Que a vitória venha, e venha de forma maiúscula, pois é isto que o time precisa....com o Fabuloso em campo ou não.














Nenhum comentário:

Postar um comentário