quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"La U", a algoz de Vasco e Fla, conquista a Sul-Americana


  Com mais um início arrasador, a Universidad de Chile venceu a LDU por 3 a 0, no estádio nacional, em Santiago, na noite desta quarta-feira, e conquistou a Taça Sul-Americana 2011. Esse foi o primeiro título internacional da história do time chileno, fundado em 1927. 
  A estratégia de sufocar o adversário, aliás, já havia rendido frutos aos chilenos nos jogos em que eles eliminaram Flamengo e Vasco.O time de São Januário caiu na semifinal e o rubro-negro nas oitavas. 
  Nesta noite, o primeiro gol da decisão saiu logo aos 3min do primeiro tempo, com o artilheiro da competição Eduardo Vargas. 
  Na etapa complementar, Gustavo Lorenzetti e novamente Eduardo Vargas, que chegou ao seu 11º tento, ampliaram o marcador. 
 No primeiro jogo da decisão, na altitude de Quito, "la U", como é conhecido o Universidad de Chile, já havia batido a LDU por 1 a 0 e, portanto, jogava por um empate em Santiago. 
  Na campanha do campeão, foram dez vitórias e dois empates. Com 21 gols marcados e apenas dois sofridos. 
  A LDU, por sua vez, perdeu a oportunidade de conquistar o seu segundo título da Taça Sul-Americana. Em 2009, o time equatoriano levantou a taça da competição continental ao bater o Fluminense na final. 
  A vitória desta noite ainda serviu para aumentar a série invicta da Universidad de Chile. Agora são 35 jogos seguidos sem um único revés e o time chileno, sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, consolida-se como uma das grandes equipes sul-americanas do segundo semestre.

O JOGO

  A Universidad de Chile começou o jogo ampliando sua vantagem, conquistada em Quito, logo aos 3min. No lance, Eduardo Vargas aproveitou de pé direito um cruzamento de Matías Rodríguez. 
  O gol dava indício do que viria a seguir e, nos sete minutos seguintes, os chilenos criaram mais duas chances de marcar, mas acabaram esbarrando no goleiro Domínguez. 
  Com a vantagem de dois gols do placar agregado, os chilenos se acomodaram e até deram espaços para a LDU na etapa inicial. Mas os equatorianos se limitavam a cruzar bolas na área e tentar tiros de longa distância e, com isso, não chegavam ao gol do ex-corintiano Jhonny Herrera. 
  No segundo tempo, a Universidad de Chile voltou a dar uma aula de futebol e não deu mais chances ao time comandado pelo também argentino, Edgardo Bauza. 
  Com toques rápidos e já sob alguns gritos de olé, Eduardo Vargas e companhia envolviam a LDU e chegavam constantemente ao gol defendido por Domínguez. Os chilenos, porém, pecavam nas finalizações, principalmente com o atacante Gustavo Canales. 
  Mas aos 22min o defensor da LDU Guagua resolveu colaborar com o rival, acertou uma cotovelada em Gustavo Lorenzetti e foi bem expulso pelo árbitro brasileiro Wilson Seneme. 
  Com um jogador a mais, o estilo de jogo do time chileno ficou impossível de ser marcado. Com tamanho volume de jogo, Gustavo Lorenzetti ampliou o marcador aos 34min aproveitando rebote do goleiro Domínguez. 
  Já no final da partida, o argentino Matías Rodríguez, da Universidad de Chile, levou o segundo cartão amarelo e também foi expulso de campo. Nada, porém, que impedisse Eduardo Vargas de chegar ao seu 11º gol na competição, o mais bonito da noite, ao encobrir o goleiro Domínguez. 
  Com o placar definido, o juiz evitou dar acréscimos, e a Universidad de Chile pôde comemorar seu primeiro título internacional da história.
*Fonte: Folha
Abs
Dan Castanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário