domingo, 27 de novembro de 2011

Tijolos alvinegros

Imagine o seguinte caso: Se você fosse o diretor de um grande clube e tivesse que fazer algumas contratações para sua equipe. Agora, pense em um zagueiro para vestir a camisa do seu time... Ok. Novamente, pense em um parceiro para a sua primeira contratação. Vou lhe dar a oportunidade de escolher dois suplentes, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer com os titulares.
Eu não sou a Mãe Dinah, nem o Pai Gallo (procure por ele no Youtube e vai entender), mas aposto com você que nenhum deles foi Leandro Castán ou Paulo André. Ou estou errado?
Caso concorde comigo, os méritos não são meus, e sim de Tite, o Adenor, aquele da jogabilidade, treinabilidade...  Não foi fácil para o comandante corintiano remontar uma equipe desestruturada após a queda na Pré-Libertadores deste ano. Ele conseguiu bancar a saída de Chicão do time titular, arrumar um lugar para Willian, resgatar o futebol de Danilo, explorar a inteligência o Alex, incentivar Liédson a jogar no extremo (o Levezinho sofre com problemas no joelho), dar confiança a Júlio Cesar, motivar o Sheik, encontrar um bom posicionamento para os laterais no apoio e na defesa, trabalhar com a vaidade do elenco na chegada de Adriano, tornar Ralf e Paulinho, volantes de pegada, jogadores com boa saída de bola, mas, principalmente, fazer o time dar liga, como costumamos dizer na linguagem da bola, tudo isso sem perder o respeito do grupo.
Tite tem um bom elenco, isto é inquestionável, mas fazer os jogadores do Timão assimilarem o sistema de jogo baseado no futebol operário foi seu maior mérito. O Corinthians pode até não conquistar o título, mas levantar a taça seria a consagração do futebol coletivo. Por questão de justiça, apesar de não existir justiça no futebol, mas pela campanha mais regular, afinal, é o time que mais venceu (21 vitórias), tem, por incrível que pareça, a melhor defesa do campeonato (36 gols sofridos, lembra do Leandro Castán e do Paulo André? Pois é...) e o melhor saldo (17 gols), além de ser a equipe que liderou o Brasileirão por mais rodadas. Um trabalho que começou lá atrás e foi feito tijolo por tijolo.

Corinthians, jogai por nós.

Rudah
rudah.tozati@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário